Abstract:
O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa
que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos
quatro militantes do Movimento LGBT em Belém/PA que, por meio de entrevistas
semiestruturadas, responderam a seguinte questão; que experiências de
heteronormatividade foram vividas durante seu processo de escolarização? Os dados
obtidos, categorizados e submetidos a análise de conteúdo apontaram uma intensa
investida escolar no sentido da conformação de corpos ao ideal heterossexual. Nesses
processos, diversos sujeitos da comunidade escolar, a partir de intervenções nada sutis,
se apresentam aos estudantes no sentido de garantir a replicação social da convergência
entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Tais apontamentos
revelam que a escola, quando conformada aos ideais heteronormativos, se apresenta como
espaço de deslegitimação das alteridades, onde se fortalecem sentimentos de rejeição e
práticas de exclusão social.
Este artículo consiste en un estudio descriptivo e interpretativo de carácter cualitativo que
reflexiona sobre las memorias de heteronormatización escolar. Para ello, se escuchó a
cuatro activistas del Movimiento LGBT en Belém/PA, quienes, a través de entrevistas
semiestructuradas, respondieron la siguiente pregunta: ¿Qué experiencias de
heteronormatividad vivieron durante su proceso de escolar? Los datos obtenidos,
categorizados y sometidos a análisis de contenido apuntan a un intenso impulso escolar
hacia la conformación de los cuerpos al ideal heterosexual. En estos procesos, varios
sujetos de la comunidad escolar se presentan a los estudiantes con el fin de garantizar la
replicación social de la convergencia entre sexo biológico, identidad de género y
orientación sexual. Tales apuntes revelan que la escuela, cuando se conforma con ideales
heteronormativos, se presenta como un espacio de deslegitimación de la alteridad, donde
se fortalecen sentimientos de rechazo y prácticas de exclusión social.
This article consists of a descriptive and interpretative study of a qualitative nature that
reflects on memories of school heteronormatization. To this end, four activists from the
LGBT Movement in Belém/PA were heard, who, through semi-structured interviews,
answered the following question: what experiences of heteronormativity were lived
during your schooling process? The data obtained, categorized and submitted to content
analysis pointed to an intense school drive towards the conformation of bodies to the
heterosexual ideal. In these processes, several subjects from the school community, from
ostensible interventions, introduce themselves to students in order to guarantee the social
replication of the convergence between biological sex, gender identity and sexual
orientation. Such notes reveal that the school, when conformed to heteronormative ideals,
presents itself as a space for the delegitimization of otherness, where feelings of rejection
and practices of social exclusion are strengthened.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 330-354, 2022.