Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica

Mafra, Welma Cristina Barbosa; Rocha, Genylton Odilon Rêgo da; Mafra, Rogério Luís Pereira

Abstract:

 
O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos quatro militantes do Movimento LGBT em Belém/PA que, por meio de entrevistas semiestruturadas, responderam a seguinte questão; que experiências de heteronormatividade foram vividas durante seu processo de escolarização? Os dados obtidos, categorizados e submetidos a análise de conteúdo apontaram uma intensa investida escolar no sentido da conformação de corpos ao ideal heterossexual. Nesses processos, diversos sujeitos da comunidade escolar, a partir de intervenções nada sutis, se apresentam aos estudantes no sentido de garantir a replicação social da convergência entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Tais apontamentos revelam que a escola, quando conformada aos ideais heteronormativos, se apresenta como espaço de deslegitimação das alteridades, onde se fortalecem sentimentos de rejeição e práticas de exclusão social.
 
Este artículo consiste en un estudio descriptivo e interpretativo de carácter cualitativo que reflexiona sobre las memorias de heteronormatización escolar. Para ello, se escuchó a cuatro activistas del Movimiento LGBT en Belém/PA, quienes, a través de entrevistas semiestructuradas, respondieron la siguiente pregunta: ¿Qué experiencias de heteronormatividad vivieron durante su proceso de escolar? Los datos obtenidos, categorizados y sometidos a análisis de contenido apuntan a un intenso impulso escolar hacia la conformación de los cuerpos al ideal heterosexual. En estos procesos, varios sujetos de la comunidad escolar se presentan a los estudiantes con el fin de garantizar la replicación social de la convergencia entre sexo biológico, identidad de género y orientación sexual. Tales apuntes revelan que la escuela, cuando se conforma con ideales heteronormativos, se presenta como un espacio de deslegitimación de la alteridad, donde se fortalecen sentimientos de rechazo y prácticas de exclusión social.
 
This article consists of a descriptive and interpretative study of a qualitative nature that reflects on memories of school heteronormatization. To this end, four activists from the LGBT Movement in Belém/PA were heard, who, through semi-structured interviews, answered the following question: what experiences of heteronormativity were lived during your schooling process? The data obtained, categorized and submitted to content analysis pointed to an intense school drive towards the conformation of bodies to the heterosexual ideal. In these processes, several subjects from the school community, from ostensible interventions, introduce themselves to students in order to guarantee the social replication of the convergence between biological sex, gender identity and sexual orientation. Such notes reveal that the school, when conformed to heteronormative ideals, presents itself as a space for the delegitimization of otherness, where feelings of rejection and practices of social exclusion are strengthened.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 330-354, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos