Educação sexual no ensino formal: música e poesia na prática pedagógica

Damasceno, Marcelle Andrieta; Bouhid, Roseantony

Abstract:

 
Este trabalho de revisão integrativa busca abordar as dificuldades e limitações da educação sexual no ensino formal e defende a importância social de uma educação livre de preconceitos e padrões, em que as diferenças são valorizadas e questionamentos são promovidos, visando indicar aos professores uma alternativa para integrar a educação sexual no ensino formal de maneira interdisciplinar, utilizando-se como recursos a música “Respeita as mina” (Kell Smith) e o “Poema sobre gêneros” (Bráulio Bessa), a fim de facilitar aos professores a discussão de temas que envolvem a sexualidade e de trazer duas opções de abordagem temática. Muito mais que prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, este trabalho propõe uma educação sexual que aborde temas como machismo, diversidade sexual, homofobia e assédio sexual e garanta espaço a esses objetos de estudo, contribuindo para reflexões e para a formação cidadã do aluno.
 
Este trabajo de revisión integradora busca abordar las dificultades y limitaciones de la educación sexual en la educación formal y defiende la importancia social de una educación libre de prejuicios y estándares, en la que se valoren las diferencias y se promuevan interrogantes. Con el fin de indicar a los docents una alternativa para integrar la educación sexual en la educación formal de manera interdisciplinaria, utilizando como recursos la música “Respect the Mines” (Kell Smith) y el “Poema sobre géneros”. ”(Bráulio Bessa), con el fin de facilitar que los docentes discutan temas relacionados con la sexualidad y traer dos opciones de abordaje temático. Mucho más que prevenir el embarazo y las infecciones de transmisión sexual, este trabajo propone una educación sexual que aborde temas como el machismo, la diversidad sexual, la homofobia y el acoso sexual y garantice el espacio para estos objetos de estudio, contribuyendo a las reflexiones y a la formación ciudadana del estudiante.
 
This paper talk about the difficulties and limitations of sex education in formal education and advocate the social importance of teaching sex education free from prejudice and pattern, where differences are valued and questions are promoted, for the purpose of indicating an alternative to teachers to integrate sex education in formal education in an interdisciplinary way, where the song “Respeita as mina” (Kell Smith) and the “Poema sobre gêneros” (Bráulio Bessa) are used in order to make the discussion of themes involving sexuality attractive to young people and to offer teachers two thematic approach options. More than preventing pregnancy and STDs, in this work we seek an approach to sex education teaching where themes like as machismo, sexual diversity, homophobia and sexual harassment have space as objects of study, contributing to the student's reflection and citizen education.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 425-445, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos