Show simple item record

dc.contributor.author Cruz, Andrey Gabriel Souza da
dc.contributor.author Baliscei, João Paulo
dc.date.accessioned 2023-03-24T22:15:26Z
dc.date.available 2023-03-24T22:15:26Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation CRUZ, A. G. S.; BALISCEI, J. P. Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série Sex Education (2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 402–420, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13555. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13555. Acesso em: 15 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10758
dc.description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 402-420, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como referencial e objeto de análise as visualidades oportunizadas a partir do personagem Eric Effiong, da série Sex Education (2019), primeira temporada, produzida e distribuída pela plataforma de streaming Netflix. Apresentamos e contrapomos os estigmas que permeiam essa identidade racial e, por meio de Eric, analisamos a vivência do personagem em espaço escolar e a potencialidade de sua representação midiática em uma série popular entre jovens e adolescentes. No que tange à estrutura, inicialmente discutimos racialidade com estudos étnico-raciais, caminhando, após, para as formas de se ler imagens junto aos Estudos da Cultura Visual e com aporte metodológico do conjunto de procedimentos analíticos denominado PROVOQUE (BALISCEI, 2020); para, por fim, discutir e apresentar uma cena da série, a qual, consideramos, expressar significativo apreço à negritude. pt_BR
dc.description.abstract El objetivo es debatir sobre representaciones de negritud en la cultura visual contemporánea en articulación con espacios escolares. Para tanto, tomamos como referencial y objeto de análisis las visualidades proporcionadas desde el personaje Eric Effiong, de la serie Sex Education (2019), primera temporada, producida y distribuida por la plataforma de streaming Netflix. Presentamos y contraponemos los estigmas que atraviesan esa identidad racial y, mediante Eric, analizamos la vivencia del personaje en espacio escolar y la potencialidad de su representación mediática en una serie popular entre jóvenes y adolescentes. Con respeto a la estructura, inicialmente discutimos racialidad con estudios étnico-raciales, caminando, luego, hacia las formas de leerse imágenes junto a los Estudios de la Cultura Visual y con aporte metodológico del conjunto de procedimientos analíticos denominado PROVOQUE; para, finalmente, discutir y presentar una escena de la serie, la que, consideramos, expresa significativo aprecio a la negritud. pt_BR
dc.description.abstract The aim of this paper is to debate about representations of blackness in contemporary visual culture along with school spaces. Therefore, we take as a reference and object of analysis the visualities created by the character Eric Effiong, from the Sex Education series (2019), first season, produced and distributed by Netflix streaming service. We present and counteract the stigmas that permeate this racial identity and, through Eric, we analyze the character's experience in a school space and the potential of his media representation in a popular series among young people and teenagers. Related to the structure, we initially discussed raciality with ethnic-racial studies, moving towards ways of reading images with the Visual Culture Studies and with the methodological contribution of the set of analytical procedures called PROVOQUE; to, finally, discuss and present a scene from the series which we consider to express a significant appreciation to blackness pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Cultura Visual pt_BR
dc.subject Imagem pt_BR
dc.subject Estereótipo pt_BR
dc.subject Negrura pt_BR
dc.subject Imagen pt_BR
dc.subject Estereotipo pt_BR
dc.subject Blackness pt_BR
dc.subject Visual culture pt_BR
dc.subject Image pt_BR
dc.subject Stereotype pt_BR
dc.title Enegrecendo - a potencialidade de imagens negras positivadas na série sex education (2019) pt_BR
dc.title.alternative Enegreciendo - la potencialidad la potencialidad de las imágenes negras positivas en la sex education (2019) pt_BR
dc.title.alternative Blackening - the potentiality of positive black figures in the sex education series (2019) pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13555 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record