Abstract:
O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual
contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como
referencial e objeto de análise as visualidades oportunizadas a partir do personagem Eric
Effiong, da série Sex Education (2019), primeira temporada, produzida e distribuída
pela plataforma de streaming Netflix. Apresentamos e contrapomos os estigmas que
permeiam essa identidade racial e, por meio de Eric, analisamos a vivência do
personagem em espaço escolar e a potencialidade de sua representação midiática em
uma série popular entre jovens e adolescentes. No que tange à estrutura, inicialmente
discutimos racialidade com estudos étnico-raciais, caminhando, após, para as formas de
se ler imagens junto aos Estudos da Cultura Visual e com aporte metodológico do
conjunto de procedimentos analíticos denominado PROVOQUE (BALISCEI, 2020);
para, por fim, discutir e apresentar uma cena da série, a qual, consideramos, expressar
significativo apreço à negritude.
El objetivo es debatir sobre representaciones de negritud en la cultura visual
contemporánea en articulación con espacios escolares. Para tanto, tomamos como
referencial y objeto de análisis las visualidades proporcionadas desde el personaje Eric
Effiong, de la serie Sex Education (2019), primera temporada, producida y distribuida por la plataforma de streaming Netflix. Presentamos y contraponemos los estigmas que
atraviesan esa identidad racial y, mediante Eric, analizamos la vivencia del personaje en
espacio escolar y la potencialidad de su representación mediática en una serie popular
entre jóvenes y adolescentes. Con respeto a la estructura, inicialmente discutimos
racialidad con estudios étnico-raciales, caminando, luego, hacia las formas de leerse
imágenes junto a los Estudios de la Cultura Visual y con aporte metodológico del
conjunto de procedimientos analíticos denominado PROVOQUE; para, finalmente,
discutir y presentar una escena de la serie, la que, consideramos, expresa significativo
aprecio a la negritud.
The aim of this paper is to debate about representations of blackness in contemporary
visual culture along with school spaces. Therefore, we take as a reference and object of
analysis the visualities created by the character Eric Effiong, from the Sex Education
series (2019), first season, produced and distributed by Netflix streaming service. We
present and counteract the stigmas that permeate this racial identity and, through Eric,
we analyze the character's experience in a school space and the potential of his media
representation in a popular series among young people and teenagers. Related to the
structure, we initially discussed raciality with ethnic-racial studies, moving towards
ways of reading images with the Visual Culture Studies and with the methodological
contribution of the set of analytical procedures called PROVOQUE; to, finally, discuss
and present a scene from the series which we consider to express a significant
appreciation to blackness