A potência do conceito de sofrimento ético-político para pensar as vivências travestis na escola: reflexões iniciais

Dias, Guilherme José Parisi

Abstract:

 
Partindo do pressuposto epistemológico de que subjetividade e objetividade constituemse dialética e concomitantemente, este artigo teórico objetivou apropriar-se do conceito de sofrimento ético-político, criado pela teórica da psicologia social brasileira Bader Sawaia, para refletir sobre as vivências travestis no âmbito escolar. As travestis, consideradas seres dissidentes por excelência, são interpeladas no processo educativo por uma série de violências institucionais (embebidas, muitas vezes, por discursos de ódio), que se expressam na dimensão subjetiva como sofrimento e adoecimento. Assim, acreditamos ser potente qualificar de ético-político o sofrimento sentido pelas travestis nesta realidade, já que ele permite compreender tal fenômeno de modo amplo, indicando que o sofrimento é singular, mas também social, histórico e articulado às injustiças sociais. Concluindo, acreditamos que, embora muitas vezes necessitem se assujeitar às normas impostas e sofram com isso, várias travestis conseguem elaborar estratégias de resistência, seja através do fortalecimento coletivo, seja pela própria estética emancipada da travestilidade.
 
Partiendo del supuesto epistemológico de que subjetividad y objetividad son dialéctica y concomitante, este artículo teórico tuvo como objetivo apropiarse del concepto de sufrimiento ético-político, creado por el teórico brasileño de la psicología social Bader Sawaia, para reflexionar sobre las experiencias travestis en el ámbito escolar. Los travestis, considerados seres disidentes por excelencia, son desafiados en el proceso educativo por una serie de violencias institucionales (incrustadas, a menudo, en el discurso del odio), que se expresan en la dimensión subjetiva como sufrimiento y enfermedad. Así, creemos que el sufrimiento que sienten los travestis en esta realidad es poderoso para calificar como ético-político, ya que permite una comprensión amplia de este fenómeno, indicando que el sufrimiento es único, pero también social, histórico y vinculado a las injusticias sociales. En conclusión, creemos que, aunque muchas veces necesitan someterse a normas impuestas y sufrirlas, varias travestis logran desarrollar estrategias de resistencia, ya sea a través del fortalecimiento colectivo o mediante la estética emancipada de la travestis.
 
Based on the epistemological assumption that subjectivity and objectivity are dialectically and concomitantly, this theoretical article aimed to appropriate the concept of ethical-political suffering, created by the Brazilian social psychology theorist Bader Sawaia, to reflect on transvestite experiences in the school environment. Transvestites, considered dissident beings par excellence, are challenged in the educational process by a series of institutional violence (imbued often with hate speeches), which are expressed in the subjective dimension as suffering and illness. Thus, we believe that the suffering felt by transvestites in this reality is powerful to qualify as ethical-political, as it allows for a broad understanding of this phenomenon, indicating that suffering is unique, but also social, historical and linked to social injustices. In conclusion, we believe that, although they often need to submit to imposed norms and suffer from it, several transvestites manage to develop strategies of resistance, either through collective strengthening or through the emancipated aesthetics of transvestility.
 

Description:

Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 421-442, 2021.

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