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dc.contributor.author Bastos, Ludimila Corrêa
dc.contributor.author Eiterer, Carmem Lucia
dc.date.accessioned 2023-03-24T22:33:41Z
dc.date.available 2023-03-24T22:33:41Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation BASTOS, L.; EITERER, C. Educação de jovens e adultos e interseccionalidade: mulheres negras e idosas, trabalhadoras e estudantes. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 443–465, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13510. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13510. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10760
dc.description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 443-465, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento. A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras que dão suporte as análises são principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995). Discute-se a interseccionalidade como ferramenta analítica essencial para compreender as especificidades da educanda matriculada nesta modalidade de ensino. Considera-se , especialmente, os desafios colocados pela atuação no mundo do trabalho a partir de ocupações pouco especializadas como a de empregada doméstica. Constatase que os atravessamentos sociais colocam estas sujeitas em situações de assimetrias de poder que se mostram obstáculos a sua frequência à escola. pt_BR
dc.description.abstract El texto presenta una análisis de los datos producidos em el ámbito de La investigación doctoral. La investigación cualitativa se basaen entrevistas semiestructuradas. Los autores que apoyan el análisis son principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995). Se discute La interseccionalidad como herramienta analítica esencial para comprenderlas especificidades de la educanda inscrita en esta modalidad de enseñanza. Se considera especialmente los desafíos que plantea el desempeño em el mundo del trabajo desde ocupaciones poco calificadas como la de empleada doméstica. Se comprueba que los cruces sociales colocan a estos sujetos em situaciones de asimetrías de poder que se manifiestan como obstáculos para su escolarización. pt_BR
dc.description.abstract The text presents ananalysis of data produced with in the scope of doctoral research. The qualitative research is based on semi-structured interviews. The author swho supportt he analysis are mainly Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995). Intersectionality is discussed as anessential analytical tool tounder stand the specificities of the educanda enrolled in this teaching modality. It is especially considered the challenges posed by the performance in the world of work from low-skilled occupations such as that of domestic servant. It is verified that the social crossings place these subjects in situations of Power asymmetries that show themselves as obstacles to their school attendance. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Interseccionalidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Raça pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Interseccionalidad pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Raza pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Intersectionality pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Race pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos e interseccionalidade: mulheres negras e idosas, trabalhadoras e estudantes pt_BR
dc.title.alternative Educación de jóvenes y adultos e interseccionalidad: mujeres negras y mayores, trabajadoras y estudiantes pt_BR
dc.title.alternative Youth and adult educationan dinter sectionality: black and older women, workers and tudents pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13510 pt_BR


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