Abstract:
O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento.
A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras
que dão suporte as análises são principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros
(1995). Discute-se a interseccionalidade como ferramenta analítica essencial para
compreender as especificidades da educanda matriculada nesta modalidade de ensino.
Considera-se , especialmente, os desafios colocados pela atuação no mundo do trabalho
a partir de ocupações pouco especializadas como a de empregada doméstica. Constatase que os atravessamentos sociais colocam estas sujeitas em situações de assimetrias de
poder que se mostram obstáculos a sua frequência à escola.
El texto presenta una análisis de los datos producidos em el ámbito de La investigación
doctoral. La investigación cualitativa se basaen entrevistas semiestructuradas. Los
autores que apoyan el análisis son principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros
(1995). Se discute La interseccionalidad como herramienta analítica esencial para
comprenderlas especificidades de la educanda inscrita en esta modalidad de enseñanza.
Se considera especialmente los desafíos que plantea el desempeño em el mundo del trabajo desde ocupaciones poco calificadas como la de empleada doméstica. Se
comprueba que los cruces sociales colocan a estos sujetos em situaciones de asimetrías
de poder que se manifiestan como obstáculos para su escolarización.
The text presents ananalysis of data produced with in the scope of doctoral research.
The qualitative research is based on semi-structured interviews. The author swho
supportt he analysis are mainly Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995).
Intersectionality is discussed as anessential analytical tool tounder stand the specificities
of the educanda enrolled in this teaching modality. It is especially considered the
challenges posed by the performance in the world of work from low-skilled occupations
such as that of domestic servant. It is verified that the social crossings place these
subjects in situations of Power asymmetries that show themselves as obstacles to their
school attendance.
Description:
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 443-465, 2021.