dc.contributor.author |
Silva, Laíne Lopes da |
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dc.contributor.author |
Santos, Claudiene |
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dc.date.accessioned |
2023-03-24T23:09:24Z |
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dc.date.available |
2023-03-24T23:09:24Z |
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dc.date.issued |
2022-01-28 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, L. L.; SANTOS, C. Representação e representativade femininas na literatura científica sobre a série Doctor Who: revisão integrativa. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 711–738, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13038. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13038. Acesso em: 16 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10769 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 711-738, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Por meio da revisão integrativa, o estudo investiga as representações e
representatividades femininas na série Doctor Who, a partir dos Estudos Culturais e dos
Estudos de Gênero pós-estruturalistas, buscando apresentar trabalhos nacionais e
internacionais no período de 2000 a 2020, em 9 base de dados. Através de descritores
localizados nos títulos e corpo dos textos, identificamos 715 publicações, na maioria
vinculadas a estudos de saúde. Baseando-nos em critérios de inclusão e exclusão, 90
foram selecionadas para leitura de resumos, sendo a maioria duplicadas e, destas, 16
trabalhos foram selecionados para análise. As publicações foram analisadas
problematizando os principais avanços e retrocessos da representação/
representatividade feminina no seriado, apontando inovação e reiterações generificadas
na atuação das mulheres. A série tem potencial pedagógico, possui múltiplas histórias e
personagens que indicam modos de ser e viver na sociedade. Porém, faltam discussões
aprofundadas sobre representatividade das mulheres na série, na literatura científica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A través de una revisión integradora, el estudio indaga en las representaciones y
representaciones de mujeres en la serie Doctor Who, con base en Estudios Culturales y
Estudios de Género post-estructuralistas, buscando presentar trabajos nacionales e
internacionales desde 2000 hasta 2020, sobre una base de 9 Dados. A través de
descriptores ubicados en los títulos y cuerpo de los textos, identificamos 715
publicaciones, en su mayoría vinculadas a estudios de salud. Con base en los criterios
de inclusión y exclusión, se seleccionaron 90 para la lectura de resúmenes, la mayoría
de ellos duplicados y, de estos, se seleccionaron 16 trabajos para su análisis. Las
publicaciones fueron analizadas cuestionando los principales avances y retrocesos de la
representación / representación femenina en la serie, apuntando a la innovación y
reiteraciones de género en el desempeño de las mujeres. La serie tiene potencial
educativo, cuenta con múltiples historias y personajes que indican formas de ser y vivir
en sociedad. Sin embargo, hay una falta de discusiones en profundidad sobre la
representación de las mujeres en la serie, en la literatura científica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Through an integrative review, the study investigates the representations and female
representativeness in the series Doctor Who, based on post-structuralist Cultural Studies
and Gender Studies, seeking to present national and international works in the period
from 2000 to 2020, in 9 databases. Through descriptors located in the titles and body of
the texts, we identified 715 publications, mostly linked to health studies. Based on
inclusion and exclusion criteria, 90 were selected for reading abstract, most of them
being duplicates and, of these, 16 papers were selected for analysis. The publications
were analyzed problematizing the main advances and setbacks of the
representation/representativeness of women in the series, pointing out innovation and
reiterations gendered in the performance of women. The series has pedagogical
potential, has multiple stories and characters that indicate ways of being and living in
society. However, there is a lack of in-depth discussions about women's representation
in the series and scientific literature. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Pesquisa financiada pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Doctor Who |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogias culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Representação feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogías culturales |
pt_BR |
dc.subject |
Cuestiones de género |
pt_BR |
dc.subject |
Representación femenina |
pt_BR |
dc.subject |
Culturais pedagogies |
pt_BR |
dc.subject |
Gender issues |
pt_BR |
dc.subject |
Female representation |
pt_BR |
dc.title |
Representação e representativade femininas na literatura científica sobre a série Doctor Who: revisão integrativa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Representación y representatividad femeninas en la literatura científica sobre la serie Doctor Who: revisión integradora |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Female representation and representativeness in the scientific literature on the Doctor Who series: an integrative review |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i2.13038 |
pt_BR |