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dc.contributor.author Silva, Laíne Lopes da
dc.contributor.author Santos, Claudiene
dc.date.accessioned 2023-03-24T23:09:24Z
dc.date.available 2023-03-24T23:09:24Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation SILVA, L. L.; SANTOS, C. Representação e representativade femininas na literatura científica sobre a série Doctor Who: revisão integrativa. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 711–738, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13038. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13038. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10769
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 711-738, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Por meio da revisão integrativa, o estudo investiga as representações e representatividades femininas na série Doctor Who, a partir dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas, buscando apresentar trabalhos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2020, em 9 base de dados. Através de descritores localizados nos títulos e corpo dos textos, identificamos 715 publicações, na maioria vinculadas a estudos de saúde. Baseando-nos em critérios de inclusão e exclusão, 90 foram selecionadas para leitura de resumos, sendo a maioria duplicadas e, destas, 16 trabalhos foram selecionados para análise. As publicações foram analisadas problematizando os principais avanços e retrocessos da representação/ representatividade feminina no seriado, apontando inovação e reiterações generificadas na atuação das mulheres. A série tem potencial pedagógico, possui múltiplas histórias e personagens que indicam modos de ser e viver na sociedade. Porém, faltam discussões aprofundadas sobre representatividade das mulheres na série, na literatura científica. pt_BR
dc.description.abstract A través de una revisión integradora, el estudio indaga en las representaciones y representaciones de mujeres en la serie Doctor Who, con base en Estudios Culturales y Estudios de Género post-estructuralistas, buscando presentar trabajos nacionales e internacionales desde 2000 hasta 2020, sobre una base de 9 Dados. A través de descriptores ubicados en los títulos y cuerpo de los textos, identificamos 715 publicaciones, en su mayoría vinculadas a estudios de salud. Con base en los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron 90 para la lectura de resúmenes, la mayoría de ellos duplicados y, de estos, se seleccionaron 16 trabajos para su análisis. Las publicaciones fueron analizadas cuestionando los principales avances y retrocesos de la representación / representación femenina en la serie, apuntando a la innovación y reiteraciones de género en el desempeño de las mujeres. La serie tiene potencial educativo, cuenta con múltiples historias y personajes que indican formas de ser y vivir en sociedad. Sin embargo, hay una falta de discusiones en profundidad sobre la representación de las mujeres en la serie, en la literatura científica. pt_BR
dc.description.abstract Through an integrative review, the study investigates the representations and female representativeness in the series Doctor Who, based on post-structuralist Cultural Studies and Gender Studies, seeking to present national and international works in the period from 2000 to 2020, in 9 databases. Through descriptors located in the titles and body of the texts, we identified 715 publications, mostly linked to health studies. Based on inclusion and exclusion criteria, 90 were selected for reading abstract, most of them being duplicates and, of these, 16 papers were selected for analysis. The publications were analyzed problematizing the main advances and setbacks of the representation/representativeness of women in the series, pointing out innovation and reiterations gendered in the performance of women. The series has pedagogical potential, has multiple stories and characters that indicate ways of being and living in society. However, there is a lack of in-depth discussions about women's representation in the series and scientific literature. pt_BR
dc.description.sponsorship Pesquisa financiada pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Doctor Who pt_BR
dc.subject Pedagogias culturais pt_BR
dc.subject Estudos de gênero pt_BR
dc.subject Representação feminina pt_BR
dc.subject Pedagogías culturales pt_BR
dc.subject Cuestiones de género pt_BR
dc.subject Representación femenina pt_BR
dc.subject Culturais pedagogies pt_BR
dc.subject Gender issues pt_BR
dc.subject Female representation pt_BR
dc.title Representação e representativade femininas na literatura científica sobre a série Doctor Who: revisão integrativa pt_BR
dc.title.alternative Representación y representatividad femeninas en la literatura científica sobre la serie Doctor Who: revisión integradora pt_BR
dc.title.alternative Female representation and representativeness in the scientific literature on the Doctor Who series: an integrative review pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13038 pt_BR


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