Representação e representativade femininas na literatura científica sobre a série Doctor Who: revisão integrativa

Silva, Laíne Lopes da; Santos, Claudiene

Abstract:

 
Por meio da revisão integrativa, o estudo investiga as representações e representatividades femininas na série Doctor Who, a partir dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas, buscando apresentar trabalhos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2020, em 9 base de dados. Através de descritores localizados nos títulos e corpo dos textos, identificamos 715 publicações, na maioria vinculadas a estudos de saúde. Baseando-nos em critérios de inclusão e exclusão, 90 foram selecionadas para leitura de resumos, sendo a maioria duplicadas e, destas, 16 trabalhos foram selecionados para análise. As publicações foram analisadas problematizando os principais avanços e retrocessos da representação/ representatividade feminina no seriado, apontando inovação e reiterações generificadas na atuação das mulheres. A série tem potencial pedagógico, possui múltiplas histórias e personagens que indicam modos de ser e viver na sociedade. Porém, faltam discussões aprofundadas sobre representatividade das mulheres na série, na literatura científica.
 
A través de una revisión integradora, el estudio indaga en las representaciones y representaciones de mujeres en la serie Doctor Who, con base en Estudios Culturales y Estudios de Género post-estructuralistas, buscando presentar trabajos nacionales e internacionales desde 2000 hasta 2020, sobre una base de 9 Dados. A través de descriptores ubicados en los títulos y cuerpo de los textos, identificamos 715 publicaciones, en su mayoría vinculadas a estudios de salud. Con base en los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron 90 para la lectura de resúmenes, la mayoría de ellos duplicados y, de estos, se seleccionaron 16 trabajos para su análisis. Las publicaciones fueron analizadas cuestionando los principales avances y retrocesos de la representación / representación femenina en la serie, apuntando a la innovación y reiteraciones de género en el desempeño de las mujeres. La serie tiene potencial educativo, cuenta con múltiples historias y personajes que indican formas de ser y vivir en sociedad. Sin embargo, hay una falta de discusiones en profundidad sobre la representación de las mujeres en la serie, en la literatura científica.
 
Through an integrative review, the study investigates the representations and female representativeness in the series Doctor Who, based on post-structuralist Cultural Studies and Gender Studies, seeking to present national and international works in the period from 2000 to 2020, in 9 databases. Through descriptors located in the titles and body of the texts, we identified 715 publications, mostly linked to health studies. Based on inclusion and exclusion criteria, 90 were selected for reading abstract, most of them being duplicates and, of these, 16 papers were selected for analysis. The publications were analyzed problematizing the main advances and setbacks of the representation/representativeness of women in the series, pointing out innovation and reiterations gendered in the performance of women. The series has pedagogical potential, has multiple stories and characters that indicate ways of being and living in society. However, there is a lack of in-depth discussions about women's representation in the series and scientific literature.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 711-738, 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos