O gênero neutro: pintando o português para a luta

Santana, Mauro Simões de

Abstract:

 
Este artigo pretende analisar o fenômeno da neutralização de gênero na língua portuguesa reivindicado por ativistas do movimento LBTQIA+ como instrumento de luta por equidade de direitos e contra a discriminação de gênero. Apontaremos que quando o fenômeno é tratado como uma tentativa de mudar a norma considerada padrão da língua portuguesa, é alvo de críticas e esvaziamento de seu conteúdo político. Veremos que, como objeto de estudo da Linguística, a neutralização de gênero pode ser mais bem compreendida como um fenômeno fruto de contextos de interação verbal sobre formações ideologias referenciadas na materialidade das práticas sociais.
 
Este artículo tiene como objetivo analizar el fenómeno de la neutralización de género en lengua portuguesa reivindicado por activistas del movimiento LBTQIA + como instrumento en la lucha por la igualdad de derechos y contra la discriminación de género. Señalaremos que cuando el fenómeno es tratado como un intento de cambiar la norma considerada estándar en la lengua portuguesa, es blanco de críticas y vaciamiento de su contenido político. Veremos que, como objeto de estudio en Lingüística, la neutralización de género puede entenderse mejor como un fenómeno resultante de contextos de interacción verbal sobre formaciones ideológicas referenciadas en la materialidad de las prácticas sociales.
 
This article aims to analyse the phenomenon of gender neutralization in the Portuguese language claimed by activists in the LGBTQIA+ movement as an instrument to fight for equal rights and against gender discrimination. We will point out that when the phenomenon is treated only as a linguistic claim the debate loses its social dimension and is restricted to analyze and judgment based on normative grammar. We will see that as an object of study of linguistics gender neutralization can be better understood as phenomenon resulting from contexts of verbal interaction and referenced in the materiality of social practices.
 

Description:

Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 695-710, 2021.

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