Show simple item record

dc.contributor.author Barbosa, Milena de Souza
dc.contributor.author Miranda, Jade Milena Fonseca de
dc.contributor.author Bessa, Sônia
dc.date.accessioned 2023-03-24T23:15:49Z
dc.date.available 2023-03-24T23:15:49Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation BARBOSA, M. S.; MIRANDA, J. M. F.; BESSA, S. Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do Ensino Fundamental. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 739–756, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13205. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10774
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.739-756, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo objetiva investigar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos/das estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo indagar cómo se manifiestan las representaciones de género en la configuración de las relaciones sociales de los alumnos de 4º y 5º de primaria. Se realizó un estudio descriptivo cualitativo, en el que participaron 36 estudiantes de una escuela municipal de la región de Formosa - GO, Brasil. Como instrumentos se utilizó una entrevista abierta semiestructurada y dos historias de estímulo, acercándose al escenario de superhéroes y superheroínas para favorecer la recopilación y análisis de las perspectivas de los niños sobre el tema. Los resultados indicaron que, incluso con el desarrollo de la personalidad y la subjetividad, los niños tienen creencias respaldadas por estereotipos de género. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to investigate how gender representations are manifested in the configuration of social relationships of students in the 4th and 5th year of Elementary School. A descriptive qualitative study was conducted with 36 students from a municipal school in the region of Formosa, Goiás state, Brazil. The instruments used were an open semi-structured interview and two thought-provoking stories of superheroes and superheroines to favor the collection and analysis of children’s perspectives about the subject. The results show that the children’s beliefs were supported by gender stereotypes even though their personalities are still developing. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Estereótipos de gênero pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Relações sociais pt_BR
dc.subject Crenças pt_BR
dc.subject Estereotipos de género pt_BR
dc.subject Enseñanza fundamental pt_BR
dc.subject Relaciones sociales pt_BR
dc.subject Creencias pt_BR
dc.subject Gender stereotypes pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Social relations pt_BR
dc.subject Beliefs pt_BR
dc.title Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental pt_BR
dc.title.alternative Estereotipos de género y superhéroes: un estudio realizado con niños de escuela primaria pt_BR
dc.title.alternative Gender stereotypes and superheroes: a study carried out with elementary school children pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13205 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record