Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental

Barbosa, Milena de Souza; Miranda, Jade Milena Fonseca de; Bessa, Sônia

Abstract:

 
Este artigo objetiva investigar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos/das estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.
 
Este artículo tiene como objetivo indagar cómo se manifiestan las representaciones de género en la configuración de las relaciones sociales de los alumnos de 4º y 5º de primaria. Se realizó un estudio descriptivo cualitativo, en el que participaron 36 estudiantes de una escuela municipal de la región de Formosa - GO, Brasil. Como instrumentos se utilizó una entrevista abierta semiestructurada y dos historias de estímulo, acercándose al escenario de superhéroes y superheroínas para favorecer la recopilación y análisis de las perspectivas de los niños sobre el tema. Los resultados indicaron que, incluso con el desarrollo de la personalidad y la subjetividad, los niños tienen creencias respaldadas por estereotipos de género.
 
This article aims to investigate how gender representations are manifested in the configuration of social relationships of students in the 4th and 5th year of Elementary School. A descriptive qualitative study was conducted with 36 students from a municipal school in the region of Formosa, Goiás state, Brazil. The instruments used were an open semi-structured interview and two thought-provoking stories of superheroes and superheroines to favor the collection and analysis of children’s perspectives about the subject. The results show that the children’s beliefs were supported by gender stereotypes even though their personalities are still developing.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.739-756, 2021.

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