Abstract:
Este artigo objetiva investigar como as representações de gênero se manifestam na
configuração das relações sociais dos/das estudantes do 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual
participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil.
Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas
histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para
favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados
indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as
crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.
Este artículo tiene como objetivo indagar cómo se manifiestan las representaciones de
género en la configuración de las relaciones sociales de los alumnos de 4º y 5º de
primaria. Se realizó un estudio descriptivo cualitativo, en el que participaron 36
estudiantes de una escuela municipal de la región de Formosa - GO, Brasil. Como
instrumentos se utilizó una entrevista abierta semiestructurada y dos historias de
estímulo, acercándose al escenario de superhéroes y superheroínas para favorecer la
recopilación y análisis de las perspectivas de los niños sobre el tema. Los resultados
indicaron que, incluso con el desarrollo de la personalidad y la subjetividad, los niños
tienen creencias respaldadas por estereotipos de género.
This article aims to investigate how gender representations are manifested in the
configuration of social relationships of students in the 4th and 5th year of Elementary
School. A descriptive qualitative study was conducted with 36 students from a
municipal school in the region of Formosa, Goiás state, Brazil. The instruments used
were an open semi-structured interview and two thought-provoking stories of
superheroes and superheroines to favor the collection and analysis of children’s
perspectives about the subject. The results show that the children’s beliefs were
supported by gender stereotypes even though their personalities are still developing.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.739-756, 2021.