Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Sandra Kretli
dc.contributor.author Paraíso, Marlucy Alves
dc.date.accessioned 2023-03-30T12:09:59Z
dc.date.available 2023-03-30T12:09:59Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation SILVA, S. K.; PARAÍSO, M. A. Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 25–44, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12934. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10775
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.25-44 , Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia uma cartografia dos fluxos e das forças que se engendram, tendo as imagens do filme Carol como elemento disparador das redes de conversações com professoras. Argumenta-se que os encontros com as imagens cinematográficas em redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas, a potencialização da coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e na luta contra os poderes que tentam normatizar, codificar as escolas e silenciar as conquistas dos discursos feministas e queer presentes na produção acadêmica sobre currículos, gêneros e sexualidades. Conclui-se que o signo artístico do cinema faz fluir a força da diferença e da coletividade, potencializando as professoras a criar resistências e fabular currículos nômades com novos trajetos para a educação. pt_BR
dc.description.abstract Se trata de una investigación que buscó componer encuentros con docentes con el objetivo de reflexionar sobre la fuerza de las imágenes cinematográficas en redes de conversaciones en la elaboración de posibles para la educación. Utiliza como metodología una cartografía de los flujos y fuerzas que se generan con las imágenes de la película Carol como elemento detonante de las redes de conversaciones con los profesores. Sostiene que los encuentros con imágenes cinematográficas en redes de conversaciones permiten la expansión de fuerzas intensivas, la potencialización del colectivo en la invención de nuevos modos de subjetivación y en la lucha contra poderes que intentan estandarizar y codificar escuelas y silenciar las conquistas de discursos feministas y queer presentes en la producción académica sobre currículos, géneros y sexualidades. Se concluye que el signo artístico del cine hace fluir la fuerza de la diferencia y la colectividad, empoderando a los docentes para crear resistencias y para diseñar currículos nómadas con nuevos caminos para la educación. pt_BR
dc.description.abstract The study sought to compose meetings with teachers with the aim of thinking the power of cinematographic images in conversation networks in the fabulation of possibilities for education. It uses as methodology a cartography of the flows and forces that are engendered having the images of the movie Carol as trigger element of the conversation networks with teachers. It argues that encounters with cinematographic images in conversation networks enable the expansion of intensive forces, the potentiation of collectivity in the invention of new modes of subjectification and in the fight against laws that try to standardize and codify schools and silence the achievements of feminist and queer discourses present in academic production on curricula, genders and sexualities. It concludes that the artistic sign of cinema makes the force of difference and collectivity flow, empowering teachers to create resistance and fabulate nomadic curricula with new paths to education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Imagens cinematográficas pt_BR
dc.subject Redes de conversações pt_BR
dc.subject Currículos nômades pt_BR
dc.subject Gêneros e sexualidades pt_BR
dc.subject Imágenes cinematográficas pt_BR
dc.subject Redes de conversación pt_BR
dc.subject Nomadic se reanuda pt_BR
dc.subject Géneros y sexualidades pt_BR
dc.subject Cinematographic images pt_BR
dc.subject Conversation networks pt_BR
dc.subject Nomadic curricula pt_BR
dc.subject Genders and sexualities pt_BR
dc.title Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação pt_BR
dc.title.alternative Currículos, cine, género y sexualidades: hacer posible en la educación pt_BR
dc.title.alternative Curricula, cinema, gender and sexualities: fabulating possibilities in education pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.12934 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record