Abstract:
Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os
enquadramentos que ora possibilitaram que a educação sexual aparecesse e/ou
desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora permitiram que a temática do sexo
fosse mostrada de modos mais ou menos explícitos no cinema. Tomamos, para tanto, as
movimentações em prol de uma abordagem médico-científica do sexo, ao modo como
desenvolvidas no campo da educação e do cinema, especialmente na primeira metade
do século XX. A partir de uma espécie de genealogia dos discursos “anti-ideológicos” e
"anti-pornográficos" nesses campos (educação sexual e cinema), queremos apontar
como, no Brasil da atualidade, tais discursos impulsionam tentativas de retirada da
educação sexual do currículo escolar.
Con apoyo teórico y metodológico en los estudios foucaultianos, en este artículo
analizamos los marcos que, en determinadas circunstancias, hicieron posible que la educación sexual apareciera y/o desapareciera del currículum escolar brasileño, y los
marcos que permitieron al cine mostrar el sexo de formas más o menos explícitas.
Tomamos, para este fin, los movimientos a favor de un enfoque médico-científico del
sexo, tal como se desarrolló en el campo de la educación y el cine, especialmente en la
primera mitad del siglo XX. A partir de una especie de genealogía de los discursos
“antiideológicos” y “anti-pornográficos” en estos campos (educación sexual y cine),
queremos señalar cómo, hoy en Brasil, tales discursos impulsan intentos de sacar la
educación sexual del currículum escolar
This paper is based on Foucauldian studies. We analyze some of the frames that have
allowed sex education to appear and/or to disappear from the Brazilian school
curriculum. We also discuss some of the frames that have allowed cinema to screen sex
in more or less explicit ways. For this purpose, we look at the movement in favor of a
medical-scientific approach to sex as developed in the first half of twentieth century. In
this way, we make kind of a genealogy of the “anti-ideological” and the “antipornography” speeches in the fields of education and cinema. Our goal is to point out
how, nowadays, these speeches encourage attempts to take sexual education out of the
Brazilian school curriculum.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.124-145, Jan./Jun. 2021.