Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Silmara Aparecida dos
dc.contributor.author Santos, Vinícius Rangel dos
dc.contributor.author Ferrari, Anderson
dc.date.accessioned 2023-03-30T12:20:17Z
dc.date.available 2023-03-30T12:20:17Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation SANTOS, S. A.; SANTOS, V. R.; FERRARI, A. Problematizando as relações de gênero no filme Roma: cinema, pedagogias culturais e educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 146–168, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12908. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12908. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10780
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.146-168, Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer pesquisa, caracterizada por sua relação com a história do pensamento, o que significa dizer que queremos transformar em problema algo que comumente não é tomado como tal, para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir. O que queremos transformar em problema de investigação é o processo educativo dos pertencimentos ao gênero, tanto nas relações que se estabelecem entre o que é ser masculino e o que é ser feminino quanto no interior do gênero feminino. Para isso, vamos centrar nossas análises nas relações entre duas personagens mulheres da trama – Cleo e Dona Sofia – para problematizar nossas formas de pensar, de agir e de estar no mundo. pt_BR
dc.description.abstract Partiendo del presupuesto de que el cine es un espacio educativo, nuestro propósito es problematizar la película Roma desde una perspectiva de género. Problematizar, desde la perspectiva de Michel Foucault, es una forma de hacer investigación, caracterizada por su relación con la historia del pensamiento, lo que significa que queremos transformar en un problema algo que no se toma comúnmente como tal, para poner bajo sospecha nuestras formas de pensar y de actuar. Lo que queremos transformar en problema de investigación es el proceso educativo de pertenencia al género, tanto en las relaciones que se establecen entre lo que es ser masculino y lo que es ser femenino dentro del género femenino. Para ello, centraremos nuestros análisis en las relaciones entre dos personajes mujeres de la trama – Cleo y Doña Sofía – para problematizar nuestras formas de pensar, de actuar y de estar en el mundo. pt_BR
dc.description.abstract Based on the assumption that the movie theater is an educational space, our purpose is to problematize the film Roma from a gender perspective. Problematizing, in Michel Foucault's perspective, is a way of making research characterized by its relationship with the history of thought, which means that we want to transform into a problem something that is not commonly taken as such, putting our ways of thinking and acting under suspicion. What we want to transform into a research problem is the educational process of gender belonging, both in the relationships established between what is perceived as masculine and feminine and also within the feminine gender itself. In order to do so, we will focus our analysis on the relationships between two female characters in the plot – Cleo and Dona Sofia – to problematize our ways of thinking, acting and being in the world. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Pedagogias Culturais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Cine pt_BR
dc.subject Pedagogías Culturales pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Movie Theater pt_BR
dc.subject Cultural Pedagogies pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.title Problematizando as relações de gênero no filme Roma: cinema, pedagogias culturais e educação pt_BR
dc.title.alternative Problematizando las relaciones de género en la película Roma: cine, pedagogías culturales y educación pt_BR
dc.title.alternative Problematising gender relations in the film Roma: movie theater, cultural pedagogies and education pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.12908 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record