Abstract:
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é
problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na
perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer pesquisa, caracterizada por sua
relação com a história do pensamento, o que significa dizer que queremos transformar
em problema algo que comumente não é tomado como tal, para colocar sob suspeita
nossas formas de pensar e agir. O que queremos transformar em problema de
investigação é o processo educativo dos pertencimentos ao gênero, tanto nas relações
que se estabelecem entre o que é ser masculino e o que é ser feminino quanto no interior
do gênero feminino. Para isso, vamos centrar nossas análises nas relações entre duas
personagens mulheres da trama – Cleo e Dona Sofia – para problematizar nossas formas
de pensar, de agir e de estar no mundo.
Partiendo del presupuesto de que el cine es un espacio educativo, nuestro propósito es
problematizar la película Roma desde una perspectiva de género. Problematizar, desde
la perspectiva de Michel Foucault, es una forma de hacer investigación, caracterizada
por su relación con la historia del pensamiento, lo que significa que queremos
transformar en un problema algo que no se toma comúnmente como tal, para poner bajo
sospecha nuestras formas de pensar y de actuar. Lo que queremos transformar en
problema de investigación es el proceso educativo de pertenencia al género, tanto en las
relaciones que se establecen entre lo que es ser masculino y lo que es ser femenino
dentro del género femenino. Para ello, centraremos nuestros análisis en las relaciones entre dos personajes mujeres de la trama – Cleo y Doña Sofía – para problematizar
nuestras formas de pensar, de actuar y de estar en el mundo.
Based on the assumption that the movie theater is an educational space, our purpose is
to problematize the film Roma from a gender perspective. Problematizing, in Michel
Foucault's perspective, is a way of making research characterized by its relationship
with the history of thought, which means that we want to transform into a problem
something that is not commonly taken as such, putting our ways of thinking and acting
under suspicion. What we want to transform into a research problem is the educational
process of gender belonging, both in the relationships established between what is
perceived as masculine and feminine and also within the feminine gender itself. In order
to do so, we will focus our analysis on the relationships between two female characters
in the plot – Cleo and Dona Sofia – to problematize our ways of thinking, acting and
being in the world.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.146-168, Jan./Jun. 2021.