Problematizando as relações de gênero no filme Roma: cinema, pedagogias culturais e educação

Santos, Silmara Aparecida dos; Santos, Vinícius Rangel dos; Ferrari, Anderson

Abstract:

 
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer pesquisa, caracterizada por sua relação com a história do pensamento, o que significa dizer que queremos transformar em problema algo que comumente não é tomado como tal, para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir. O que queremos transformar em problema de investigação é o processo educativo dos pertencimentos ao gênero, tanto nas relações que se estabelecem entre o que é ser masculino e o que é ser feminino quanto no interior do gênero feminino. Para isso, vamos centrar nossas análises nas relações entre duas personagens mulheres da trama – Cleo e Dona Sofia – para problematizar nossas formas de pensar, de agir e de estar no mundo.
 
Partiendo del presupuesto de que el cine es un espacio educativo, nuestro propósito es problematizar la película Roma desde una perspectiva de género. Problematizar, desde la perspectiva de Michel Foucault, es una forma de hacer investigación, caracterizada por su relación con la historia del pensamiento, lo que significa que queremos transformar en un problema algo que no se toma comúnmente como tal, para poner bajo sospecha nuestras formas de pensar y de actuar. Lo que queremos transformar en problema de investigación es el proceso educativo de pertenencia al género, tanto en las relaciones que se establecen entre lo que es ser masculino y lo que es ser femenino dentro del género femenino. Para ello, centraremos nuestros análisis en las relaciones entre dos personajes mujeres de la trama – Cleo y Doña Sofía – para problematizar nuestras formas de pensar, de actuar y de estar en el mundo.
 
Based on the assumption that the movie theater is an educational space, our purpose is to problematize the film Roma from a gender perspective. Problematizing, in Michel Foucault's perspective, is a way of making research characterized by its relationship with the history of thought, which means that we want to transform into a problem something that is not commonly taken as such, putting our ways of thinking and acting under suspicion. What we want to transform into a research problem is the educational process of gender belonging, both in the relationships established between what is perceived as masculine and feminine and also within the feminine gender itself. In order to do so, we will focus our analysis on the relationships between two female characters in the plot – Cleo and Dona Sofia – to problematize our ways of thinking, acting and being in the world.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.146-168, Jan./Jun. 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos