“Está na Bíblia! Você leu a Bíblia, seu pervertido?”: intersecções entre religião e homossexualidades a partir do filme “O Padre”

Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Lais Machado de; Silva, Erlon Dias; Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de

Abstract:

 
Neste artigo refletimos a respeito da relação entre homossexualidades, religião e currículo, colocada em movimento a partir do filme “O padre”, cuja discussão foi realizada em um dos módulos de um curso de extensão sobre respeito à diversidade sexual, voltado à formação de profissionais de saúde, educação, segurança pública e assistência social, na cidade de Jequié-BA, no ano de 2017. Trata-se de um estudo póscrítico no qual ensaiamos algumas reflexões entre seus pressupostos e elementos cinematográficos. Para a produção de dados utilizamos questionário contendo perguntas sobre percepções, sensações e cenas do filme que impactaram os/as cursistas (45 participantes), investindo também na apresentação de algumas cenas que nos capturaram. As principais discussões presentes em nossa “escrita-gravação” cursam em torno das significações das homossexualidades na igreja católica; das vivências homossexuais balizadas pelo amor e escarnecidas pelo prazer; da religião enquanto campo de renúncias e de sofrimento; e da dimensão do segredo que atravessa o confessionário e as vivências sexuais dissidentes.
 
En este artículo reflexionamos sobre la relación entre homosexualidad, religión y currículum, puesta en marcha a partir de la película “El sacerdote”, cuya discusión se realizó en uno de los módulos de un curso de extensión sobre el respeto a la diversidad sexual, dirigido a la formación de profesionales. de salud, educación, seguridad pública y asistencia social, en la ciudad de Jequié, en 2017. Se trata de un estudio poscrítico en el que ensayamos algunas reflexiones entre sus supuestos y elementos cinematográficos. Para la producción de datos utilizamos un cuestionario que contenía preguntas sobre percepciones, sensaciones y escenas de la película que impactaron a los participantes del curso (45 participantes), invirtiendo también en la presentación de algunas escenas que nos capturaron. Las principales discusiones presentes en nuestra “escrituragrabación” se enfocan en los significados de la homosexualidad en la Iglesia Católica; experiencias homosexuales marcadas por el amor y burladas por el placer; la religión como campo de renuncia y sufrimiento; y la dimensión del secreto que atraviesa las vivencias sexuales confesionales y disidentes.
 
In this article, we reflect on the relationship between homosexualities, religion and curriculum, set in motion from the film “The priest”, whose discussion was held in one of the modules of an extension course on respect for sexual diversity, aimed at training professionals of health, education, public safety and social assistance, in the city of Jequié-BA, in 2017. It is a post-critical study in which we rehearse some reflections between its assumptions and cinematographic elements. For the production of data we used a questionnaire containing questions about perceptions, sensations and scenes from the film that impacted the course participants (45 participants), also investing in the presentation of some scenes that captured us. The main discussions present in our “writing-recording” focus on the meanings of homosexuality in the Catholic church; homosexual experiences marked by love and mocked by pleasure; religion as a field of renunciation and suffering; and the dimension of the secret that goes through the confessional and dissident sexual experiences.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.228-256, Jan./Jun. 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos