Abstract:
Neste artigo refletimos a respeito da relação entre homossexualidades, religião e currículo, colocada em movimento a partir do filme “O padre”, cuja discussão foi realizada em um dos módulos de um curso de extensão sobre respeito à diversidade sexual, voltado à formação de profissionais de saúde, educação, segurança pública e
assistência social, na cidade de Jequié-BA, no ano de 2017. Trata-se de um estudo póscrítico no qual ensaiamos algumas reflexões entre seus pressupostos e elementos
cinematográficos. Para a produção de dados utilizamos questionário contendo perguntas
sobre percepções, sensações e cenas do filme que impactaram os/as cursistas (45
participantes), investindo também na apresentação de algumas cenas que nos
capturaram. As principais discussões presentes em nossa “escrita-gravação” cursam em
torno das significações das homossexualidades na igreja católica; das vivências
homossexuais balizadas pelo amor e escarnecidas pelo prazer; da religião enquanto
campo de renúncias e de sofrimento; e da dimensão do segredo que atravessa o
confessionário e as vivências sexuais dissidentes.
En este artículo reflexionamos sobre la relación entre homosexualidad, religión y
currículum, puesta en marcha a partir de la película “El sacerdote”, cuya discusión se
realizó en uno de los módulos de un curso de extensión sobre el respeto a la diversidad
sexual, dirigido a la formación de profesionales. de salud, educación, seguridad pública
y asistencia social, en la ciudad de Jequié, en 2017. Se trata de un estudio poscrítico en
el que ensayamos algunas reflexiones entre sus supuestos y elementos cinematográficos.
Para la producción de datos utilizamos un cuestionario que contenía preguntas sobre
percepciones, sensaciones y escenas de la película que impactaron a los participantes
del curso (45 participantes), invirtiendo también en la presentación de algunas escenas
que nos capturaron. Las principales discusiones presentes en nuestra “escrituragrabación” se enfocan en los significados de la homosexualidad en la Iglesia Católica;
experiencias homosexuales marcadas por el amor y burladas por el placer; la religión
como campo de renuncia y sufrimiento; y la dimensión del secreto que atraviesa las
vivencias sexuales confesionales y disidentes.
In this article, we reflect on the relationship between homosexualities, religion and
curriculum, set in motion from the film “The priest”, whose discussion was held in one
of the modules of an extension course on respect for sexual diversity, aimed at training
professionals of health, education, public safety and social assistance, in the city of
Jequié-BA, in 2017. It is a post-critical study in which we rehearse some reflections
between its assumptions and cinematographic elements. For the production of data we
used a questionnaire containing questions about perceptions, sensations and scenes from
the film that impacted the course participants (45 participants), also investing in the
presentation of some scenes that captured us. The main discussions present in our
“writing-recording” focus on the meanings of homosexuality in the Catholic church;
homosexual experiences marked by love and mocked by pleasure; religion as a field of
renunciation and suffering; and the dimension of the secret that goes through the
confessional and dissident sexual experiences.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.228-256, Jan./Jun. 2021.