Abstract:
Esta pesquisa, como um posicionamento acadêmico e político que se alinha a valores
próprios de uma sociedade democrática, é uma resposta às tentativas de silenciamento e
de aniquilação da comunidade LGBTQIA+ no contexto nacional atual, destacando os
filmes como artefatos pedagógicos importantes. Com o suporte teórico-metodológico do
modelo tridimensional para a análise crítica do discurso proposto por Fairclough
(2015[1989], 1995), e do conceito de imagens de controle (COLLINS, 2019),
analisamos representações gays masculinas no filme Tatuagem (2013), de Hilton
Lacerda. Para tanto, descrevemos possíveis imagens de controle sobre homens gays no
filme, discutimos ideologias e relações de poder que permeiam as representações
analisadas, e identificamos se tais representações reforçam ou desafiam estereótipos
depreciativos. Resultados gerais demonstram que as representações gays masculinas têm sido marcadas por imagens de controle e por estereótipos negativos e
desumanizadores, havendo, apenas recentemente, de maneira mais expressiva, exemplos
de transgressões, como evidenciados no filme em análise.
Esta investigación, como posición académica y política alineada con los valores de una
sociedad democrática, es una respuesta a los intentos de silenciar y aniquilar a la
comunidad LGBTQIA+ en el contexto nacional actual, destacando las películas como
artefactos pedagógicos importantes. Con el apoyo teórico y metodológico del modelo
tridimensional para el análisis crítico del discurso propuesto por Fairclough
(2015[1989], 1995), y del concepto de imágenes de control (COLLINS, 2019),
analizamos las representaciones gay masculinas en la película Tatuagem (2013), de
Hilton Lacerda. Con este fin, describimos posibles imágenes de control sobre los
hombres gay en la película, discutimos las ideologías y las relaciones de poder que
impregnan las representaciones analizadas, e identificamos si tales representaciones
refuerzan o desafían los estereotipos despectivos. Resultados generales demuestran que
las representaciones gay masculinas han estado marcadas por imágenes de control y por
estereotipos negativos y deshumanizantes, siendo los ejemplos de transgresiones solo
más recientemente más expresivos, como se evidencia en la película bajo análisis.
This research, as an academic and political stance aligned with the values of a
democratic society, is a response to attempts to silence and annihilate the LGBTQIA+
community in the current national context, highlighting films as important pedagogical
artifacts. With the theoretical-methodological support of the three-dimensional model
for critical discourse proposed by Fairclough (2015[1989], 1995), and of the concept of
controlling images (COLLINS, 2019), we analyzed gay male representations in the film
Tattoo (2013), by Hilton Lacerda. To this end, we described possible controlling images
of gay men in the film, discussed ideologies and power relationships that permeate the
analyzed representations, and identified whether such representations reinforce or
challenge derogatory stereotypes. General results demonstrate that gay male
representations have been marked by controlling images and by negative and
dehumanizing stereotypes, with examples of transgressions only recently being more
expressive, as evidenced in the film under analysis.