O cinema e a educação como possibilidade de empoderamento feminino – Estrelando: Mulher-Maravilha

Souza, Carla Araujo de; Oliveira, Rosemary Rodrigues de

Abstract:

 
O artigo analisa cenas do filme “Mulher-Maravilha” (2017), visando o trabalho com gênero e sexualidade em sala de aula. Entendemos que os padrões de gênero e sexualidade sofrem manutenção a partir de um conjunto sustentado de atos no âmbito cultural. A análise se dá à luz de teóricas/os pós-estruturalistas como Judith Butler, utilizando como metodologia para análise do corpus fílmico a Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, que se configura como um processo que visa à emersão de compreensões sobre o material em análise por meio de uma sequência recursiva. A partir dos resultados da análise fílmica, foi construído um metatexto de ressignificação da narrativa e, a partir das análises das cenas, foi possível elencar uma compreensão crítica voltada para a representação da mulher, os padrões que ali são reforçados, por vezes de forma sutil, desvelando como essas representações auxiliam na manutenção de uma sociedade patriarcal.
 
El artículo analiza escenas de la película “Mulher-Maravilha” (2017), con el objetivo de trabajar con género y sexualidad en el aula. Entendemos que los estándares de género y sexualidad se mantienen a partir de un conjunto sostenido de actos en el ámbito cultural. El análisis se realiza a la luz de teóricos postestructuralistas como Judith Butler, utilizando el Análisis Textual Discursivo de Roque Moraes y Maria do Carmo Galiazzi como metodología de análisis del corpus fílmico, el cual se configura como un proceso que busca emerger entendimientos sobre el material bajo análisis a través de un proceso recursivo. secuencia. A partir de los resultados del análisis fílmico se construyó un metacontexto para el reencuadre de la narrativa a partir del análisis de las escenas donde se pudo enumerar una comprensión crítica centrada en la representación de las mujeres, los estândares que allí se refuerzan, en ocasiones. de manera sutil, revelando cómo estas representaciones ayudan a mantener una sociedad patriarcal.
 
He article analyzes scenes from the movie “Wonder Woman” (2017), aiming at working with gender and sexuality in the classroom. We understand that gender and sexuality standards are maintained from a sustained set of acts in the cultural sphere. The analysis takes place in the light of post-structuralist theorists such as Judith Butler, using the Discursive Textual Analysis by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi as a methodology for analyzing the film corpus, which is configured as a process that seeks to emerge understandings about the material under analysis through a recursive sequence. Basing on the results of the movie analysis, it was built a metatext of ressignification of the narrative basing on scenes where were possible listing a critical comprehension focus on the woman representation, the stereotypes that are reinforced there, sometimes in a subtle way, unveiling how these representations help in the maintenance of a patriarchal.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.428-458, Jan./Jun. 2021.

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