dc.contributor.author |
Tavares, Olívia Pereira |
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dc.date.accessioned |
2023-03-30T21:02:18Z |
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dc.date.available |
2023-03-30T21:02:18Z |
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dc.date.issued |
2021-07-30 |
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dc.identifier.citation |
TAVARES, O. P. Entre espelhos, maldições e jogatinas: atravessamentos de gênero, raça e geração na constituição de personagens vilãs em live-actions de contos de fadas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 324–349, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12953. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12953. Acesso em: 25 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10791 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.324-349, Jan./Jun. 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir de uma perspectiva dos estudos culturais e de gênero pós-estruturalistas, neste
artigo foi proposto a análise de um roteiro construído para as feminilidades representadas
como “vilãs’ nos filmes Espelho, espelho meu (2012), Malévola (2014) e Cinderela
(2015). Ao focalizar como são inscritas as representações destas personagens, buscou-se
dar a ver como os atravessamentos de gênero e geração posicionam estas feminilidades,
problematizando: quais são as marcas veiculadas nas telas e inscritas nas personagens da
Rainha, da Madrasta e de Malévola? Que elementos são re(a)presentados como
constituintes de feminilidades em posição de vilania? Como os marcadores de gênero,
raça e geração posicionam as personagens na trama fílmica? Estes questionamentos,
aliados a procedimentos metodológicos da etnografia de tela, tornaram possível analisar
algumas cenas destes contos fílmicos e como constroem a vilania, posicionando-a, de
distintas formas, como feminilidades ambiciosas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde una perspectiva de estudios culturales y de género post-estructuralistas, este
artículo propone el análisis de un guión construido para las feminidades representadas
como “villanas” en las películas Espejito, espejito (2012), Malévola (2014) y La
Cenicienta (2015). Centrándonos en cómo se inscriben las representaciones de estos
personajes, buscamos mostrar cómo los cruces de género y generación posicionan estas
feminidades, problematizando: ¿cuáles son las marcas transmitidas en las pantallas e
inscritas en los personajes de la Reina, la Madrastra y Maléfica? ¿Qué elementos
resubmetidos como constituyentes de feminidades en una posición de villanía? ¿Cómo
posicionan los marcadores de género, raza y generación a los personajes en la trama de la
película? A partir de estas preguntas, combinadas con los procedimientos metodológicos
de la etnografía de la pantalla, fue posible analizar algunas escenas de estos relatos
cinematográficos y cómo construyen la villanía, posicionándola, de diferentes formas,
como feminidades ambiciosas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
From a perspective of post-structuralist cultural and gender studies, this article proposes
the analysis of a script constructed for the femininities represented as "villains" in the
films Mirror, Mirror (2012), Maleficent (2014) and Cinderella (2015). By focusing on
how the representations of these characters are inscribed, we sought to show how the
crossings of gender and generation position these femininities, questioning: what are the
marks conveyed on the screens and inscribed on the characters of the Queen, the
Stepmother and Maleficent? What elements are re (a) presented as constituents of
femininities in a position of villainy? How do the markers of gender, race and generation
position the characters in the film plot? From these questions, combined with
methodological procedures of screen ethnography, it was possible to analyze some scenes
from these film tales and how they build villainy, positioning it, in different ways, as
ambitious femininities. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Contos de fadas |
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dc.subject |
Estudos Culturais |
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dc.subject |
Estudos de Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia de tela |
pt_BR |
dc.subject |
Cuentos de hadas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios culturales |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios de género |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografía en pantalla |
pt_BR |
dc.subject |
Fairy tale |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Studies |
pt_BR |
dc.subject |
Gender Studies |
pt_BR |
dc.subject |
Screen ethnography |
pt_BR |
dc.title |
Entre espelhos, maldições e jogatinas: atravessamentos de gênero, raça e geração na constituição de personagens vilãs em live-actions de contos de fadas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entre espejos, maldiciones y juegos: cruces de género, raza y generación en la constitución de personajes villanos en acciones en vivo de cuentos de hadas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between mirrors, curses and games: gender, race and generation crosses in the constitution of villain characters in fairy tales live-actions |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i1.12953 |
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