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dc.contributor.author Tavares, Olívia Pereira
dc.date.accessioned 2023-03-30T21:02:18Z
dc.date.available 2023-03-30T21:02:18Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation TAVARES, O. P. Entre espelhos, maldições e jogatinas: atravessamentos de gênero, raça e geração na constituição de personagens vilãs em live-actions de contos de fadas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 324–349, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12953. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12953. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10791
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.324-349, Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract A partir de uma perspectiva dos estudos culturais e de gênero pós-estruturalistas, neste artigo foi proposto a análise de um roteiro construído para as feminilidades representadas como “vilãs’ nos filmes Espelho, espelho meu (2012), Malévola (2014) e Cinderela (2015). Ao focalizar como são inscritas as representações destas personagens, buscou-se dar a ver como os atravessamentos de gênero e geração posicionam estas feminilidades, problematizando: quais são as marcas veiculadas nas telas e inscritas nas personagens da Rainha, da Madrasta e de Malévola? Que elementos são re(a)presentados como constituintes de feminilidades em posição de vilania? Como os marcadores de gênero, raça e geração posicionam as personagens na trama fílmica? Estes questionamentos, aliados a procedimentos metodológicos da etnografia de tela, tornaram possível analisar algumas cenas destes contos fílmicos e como constroem a vilania, posicionando-a, de distintas formas, como feminilidades ambiciosas. pt_BR
dc.description.abstract Desde una perspectiva de estudios culturales y de género post-estructuralistas, este artículo propone el análisis de un guión construido para las feminidades representadas como “villanas” en las películas Espejito, espejito (2012), Malévola (2014) y La Cenicienta (2015). Centrándonos en cómo se inscriben las representaciones de estos personajes, buscamos mostrar cómo los cruces de género y generación posicionan estas feminidades, problematizando: ¿cuáles son las marcas transmitidas en las pantallas e inscritas en los personajes de la Reina, la Madrastra y Maléfica? ¿Qué elementos resubmetidos como constituyentes de feminidades en una posición de villanía? ¿Cómo posicionan los marcadores de género, raza y generación a los personajes en la trama de la película? A partir de estas preguntas, combinadas con los procedimientos metodológicos de la etnografía de la pantalla, fue posible analizar algunas escenas de estos relatos cinematográficos y cómo construyen la villanía, posicionándola, de diferentes formas, como feminidades ambiciosas. pt_BR
dc.description.abstract From a perspective of post-structuralist cultural and gender studies, this article proposes the analysis of a script constructed for the femininities represented as "villains" in the films Mirror, Mirror (2012), Maleficent (2014) and Cinderella (2015). By focusing on how the representations of these characters are inscribed, we sought to show how the crossings of gender and generation position these femininities, questioning: what are the marks conveyed on the screens and inscribed on the characters of the Queen, the Stepmother and Maleficent? What elements are re (a) presented as constituents of femininities in a position of villainy? How do the markers of gender, race and generation position the characters in the film plot? From these questions, combined with methodological procedures of screen ethnography, it was possible to analyze some scenes from these film tales and how they build villainy, positioning it, in different ways, as ambitious femininities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Estudos Culturais pt_BR
dc.subject Estudos de Gênero pt_BR
dc.subject Etnografia de tela pt_BR
dc.subject Cuentos de hadas pt_BR
dc.subject Estudios culturales pt_BR
dc.subject Estudios de género pt_BR
dc.subject Etnografía en pantalla pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject Cultural Studies pt_BR
dc.subject Gender Studies pt_BR
dc.subject Screen ethnography pt_BR
dc.title Entre espelhos, maldições e jogatinas: atravessamentos de gênero, raça e geração na constituição de personagens vilãs em live-actions de contos de fadas pt_BR
dc.title.alternative Entre espejos, maldiciones y juegos: cruces de género, raza y generación en la constitución de personajes villanos en acciones en vivo de cuentos de hadas pt_BR
dc.title.alternative Between mirrors, curses and games: gender, race and generation crosses in the constitution of villain characters in fairy tales live-actions pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.12953 pt_BR


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