Abstract:
A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até
2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem
como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram:
quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da
Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a
vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de
variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi
fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em
pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades,
pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e
resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de
normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como
resistências de gênero.
La búsqueda tuvo como fuentes las películas de animación de Barbie hechas de 2001
hasta 2012. El objetivo fue identificar las conformidades de las experiencias de las
feminidades, bien como, de las resistencias a los modelos únicos. Las cuestiones que
nortearan el estudio fueron: ¿Cuáles las feminidades que son vehiculadas/producidas en
las películas de animación de Barbie? ¿De qué forma esas feminidades son legitimadas
mientras modelos para la experiencia de las feminidades? ¿Hay un modelo único en las
películas o hay la posibilidad de variables formas de experiencia de feminidad y de ser
niña/mujer? La búsqueda fue apoyada teóricamente en los Estudios Culturales, Estudios
de Género y en presupuestos foucaultianos usando los conceptos de género,
feminidades, pedagogías culturales, identidad y diferencia, identidad de género,
subjetivación, poder y resistencia. Las discusiones producidas en la investigación
destacan la predominancia de normalizaciones de género en las películas y de algunas
que percibimos como resistencias de género.
The research was based on Barbie animation films produced from 2001 to 2012. The
objective was to identify possibilities of femininities experiences, as well as those of
resistance to unique models. The questions that guided the study were: which
femininities are conveyed/produced in Barbie animated films? In which way are those
femininities legitimized as models for the experience of femininities? Is there a unique
model in the films or is there the possibility of different ways of experiencing
femininity and being a girl/woman? The research was theoretically based on Cultural
Studies, Gender Studies and Foucauldian assumptions, using the concepts of gender,
femininities, cultural pedagogies, identity and difference, gender identity,
subjectivation , power and resistance. The discussions produced in the investigation
highlight the predominance of gender norms in films and some changes that we
perceive as gender resistances.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.350-379, Jan./Jun. 2021.