Abstract:
O artigo discute as relações familiares das produções cinematográficas “Minha mãe é
uma peça” e “Minha mãe é uma peça 2”. Os filmes têm como protagonista o ator Paulo
Gustavo – Dona Hermínia - que diz que as obras são baseadas em sua própria mãe. O
trabalho traz uma análise de como se estabelecem as relações familiares apresentadas
nos filmes e as performances de gênero dos personagens principais da história. O aporte
teórico fundamenta-se a partir do campo dos Estudos Culturais na sua vertente pósestruturalista. A metodologia se fundamenta na análise cultural dos artefatos e partem
de conceitos construídos historicamente que fazem parte da cultura de onde se vive, no
caso, a cultura da família brasileira. Os filmes mostram o quanto a linguagem produz
significados ao ver a idealização do corpo, a preocupação constante da mãe com os
filhos, querendo que se enquadrem às normas que regulam a sua cultura.
El artículo analiza las relaciones familiares de las producciones cinematográficas “Mi
madre es una obra de teatro” y “Mi madre es una obra de teatro 2”. Las películas están
protagonizadas por el actor Paulo Gustavo - Doña Hermínia - quien dice que las obras
están basadas en su propia madre. La obra trae un análisis de cómo se establecen las
relaciones familiares presentadas en las películas y las interpretaciones de género de los protagonistas principales de la historia. El aporte teórico se fundamenta en el campo de
los Estudios Culturales en su vertiente postestructuralista. La metodología se basa en el
análisis cultural de los artefactos y parte de conceptos construidos históricamente que
son parte de la cultura donde vive la familia brasileña, en este caso. Las películas
muestran cuánto el lenguaje produce significados al ver la idealización del cuerpo, la
preocupación constante de la madre por sus hijos, queriendo que se ajusten a las normas
que regulan su cultura.
O artigo discusses the family relationships of film productions "Minha mãe é uma peça"
and "Minha mãe é uma peça 2". You films you as the protagonist or by Paulo Gustavo -
Dona Hermínia - who says that the works are based on his own me. Or work out an
analysis of how the family relationships presented in films and performances of genre
two main characters of history are established. The theoretical contribution is based on
the field of two Cultural Studies in its post-structuralist framework. A methodology is
based on a cultural analysis of two artifacts and part of historically built concertos that
are part of the culture of where we live, not the case, the culture of the Brazilian family.
The films show how much linguagem produced meanings when looking at the
idealization of the body, the constant concern for me with the filhos, wanting to
conform to the norms that regulate its culture.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.563-591, Jan./Jun. 2021.