Conhecimento das universitárias do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro sobre alguns aspectos da sua fisiologia e saúde reprodutiva

Monteverdi, Camila Carreira; Acrani, Simone; Araujo, Carlos Henrique Medeiros de

Abstract:

 
Conhecer a fisiologia e a saúde reprodutiva feminina permitem autonomia para agir de forma crítica e segura em relação as escolhas sexuais, possibilitando opções corretas frente às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e a gestação indesejada. O trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimentos das universitárias do curso de ciências biológicas sobre a fisiologia e anatomia feminina e quantificar o uso de aplicativos para o acompanhamento do ciclo menstrual por meio da aplicação de questionários. Os resultados apontam que, a falta de conhecimentos básicos das universitárias gera preocupação sobre o uso de contracepção sem indicação médica e falta de conhecimento dos mecanismos de cada método, podendo ocasionar a gravidez indesejada e IST’s. O uso de aplicativos demonstrou-se pertinente neste grupo amostral analisado, sendo de fácil acesso, visualização e entendimento. O trabalho efetivo desses conceitos deve ser reforçado tanto na educação básica como na superior, pois falta de entendimento foram percebidos.
 
Conocer la fisiología femenina y la salud reproductiva permite la autonomía para actuar de forma crítica y segura en relación a las elecciones sexuales, posibilitando opciones correctas frente a las infecciones de transmisión sexual (ITS) y la ingesta no deseada. El objetivo de este estudio fue identificar el nivel de conocimientos de los estudiantes universitarios de la carrera de ciencias biológicas sobre fisiología y anatomía femenina y cuantificar el uso de aplicaciones para el seguimiento del ciclo menstrual mediante la aplicación de cuestionarios. Los resultados muestran que, la falta de conocimientos básicos de los universitarios genera preocupación por el uso de anticonceptivos sin indicación médica y desconocimiento de los mecanismos de cada método, que pueden provocar eIST de embarazos no deseados. El uso de aplicaciones resultó pertinente en este grupo de muestra analizado, siendo de fácil acceso, visualización y comprensión. El trabajo efectivo de estos conceptos debe reforzarse tanto en la educación básica como en la superior, ya que se percibió una falta de comprensión.
 
Knowing female aphysiology and reproductive health allows autonomy to act in a critical and safe way in relation to sexual choices, enabling correct options against sexually transmitted infections (STIs) and unwanted intake. The work aimed to identify the level of knowledge of university students in the biological sciences course on female physiology and anatomy and to quantify the use of applications for monitoring the menstrual cycle through the application of questionnaires. The results show that, the lack of basic knowledge of the university students raises concern about the use of contraception without medical indication and lack of knowledge of the mechanisms of each method, which can cause unwanted pregnancy eIST’s. The use of applications proved to be pertinent in this analyzed sample group, being easy to access, view and understand. The effective work of these concepts must be reinforced in both basic and higher education, as a lack of understanding was perceived.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 592-613, Jan./Jun. 2021.

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