Abstract:
O estudo intencionou investigar marcadores de gênero presentes nos processos de
socialização de crianças entre seis e sete anos de idade, estudantes do primeiro ano do
Ensino Fundamental, e seu reflexo no ambiente escolar. Para tanto, foi realizada
pesquisa bibliográfica, contemplando temáticas ligadas à construção social do gênero e
à relação família-escola, e quatro observações não participantes em duas escolas de
ensino público do Município de Porto Alegre (RS). Observou-se a interação entre os
estudantes e com seus professores, além de seus comportamentos e atividades no
cotidiano escolar. A análise dos dados sugere a presença de marcadores de gênero,
estruturados em uma lógica binária, que se materializam na forma como meninos e
meninas brincam, se apresentam e se expressam, além do papel mediador da instituição
escolar nesse contexto.
El estudio tuvo por objetivo investigar marcadores de género presentes en los procesos
de socialización de infantes de seis y siete años, estudiantes de primer año de la
enseñanza básica, y su reflejo en el ámbito escolar. Para ello, se realizó una
investigación bibliográfica, cubriendo temas relacionados con la construcción social del
género y la relación familia-escuela, y cuatro observaciones no participantes en dos escuelas públicas de la ciudad de Porto Alegre (RS). Se observó la interacción de
estudiantes entre si y con sus profesores, además de sus comportamientos y actividades
en la rutina escolar. El análisis de los datos sugiere la presencia de marcadores de
género, estructurados en una lógica binaria, que se manifiesta en la forma como niños y
niñas juegan, se presentan y expresan, además del rol mediador de la institución escolar
en este contexto.
The study aimed to investigate gender markers present in the socialization processes of
children between six and seven years old, students of the first year of elementary school,
and their reflection in the school environment. To this end, a bibliographical research,
covering themes related to the social construction of gender and the family-school
relationship, and four non-participating observations in two public schools in Porto
Alegre (RS) were carried out. The interaction between the students among themselves
and with their teachers, as well as their behaviors and activities in the school routine
were observed. The analysis of the data suggests the presence of gender markers,
structured in a binary logic, that is manifested in the way boys and girls play, present
and express themselves, in addition to the mediating role of the school institution in this
context.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.633-661, Jan./Jun. 2021.