Show simple item record

dc.contributor.author Thisoteine, George Miguel
dc.contributor.author Canasiro, Vitor Hugo Rossetti
dc.contributor.author Tanaka, Brenda Sayuri
dc.contributor.author Bortolozzi, Ana Cláudia
dc.contributor.author Gellis, Andre Luiz
dc.date.accessioned 2023-04-01T01:08:11Z
dc.date.available 2023-04-01T01:08:11Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation THISOTEINE, G. M.; CANASIRO, V. H. R.; TANAKA, B. S.; BORTOLOZZI, A. C.; GELLIS, A. L. Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 540–562, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13053. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13053. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10801
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.540-562, Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve por objetivo analisar as expressões de gênero da masculinidade a partir do grupo virtual masculino MGTOW (em portugûes: Homens seguindo seu próprio caminho) e do filme Clube da luta. As categorias resultantes da análise foram: (a) Discurso Consumista e (b) Discurso da Masculinidade Supremacista, ou seja, diante da dificuldade de se enquadrarem nos padrões de uma masculinidade hegemônica, os homens tendem a se envolverem em comportamentos de violência e consumismo. Pode-se dizer que as origens para esses discursos masculinos destrutivos, tanto na mídia internet atual, quanto no filme mais antigo, encontram-se na frustração de não conseguirem viver as expectativas que a cultura do patriarcado impõe, diferenciando-se apenas pela interface que se manifesta. pt_BR
dc.description.abstract Los actuales discursos de masculinidad surgidos en los medios virtuales se han convertido en vehículos para la difusión del odio hacia las mujeres y las conductas nocivas hacia los propios hombres. Este estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio tuvo como objetivo analizar las expresiones de género de la masculinidad en el grupo virtual masculino MGTOW (en español: Hombres siguiendo su propio camino) y en la película El Club de la pelea. Las categorías resultantes del análisis fueron: (a) Discurso del consumismo y (b) Discurso de la masculinidad supremacista, es decir, en vista de la dificultad de encajar en los patrones de una masculinidad hegemónica, los hombres tienden a incurrir en conductas de violencia y consumismo. Se puede decir que los orígenes de estos discursos masculinos destructivos, tanto en los medios de internet actuales como en la película más antigua, se encuentran en la frustración de no poder estar a la altura de las expectativas que impone la cultura del patriarcado, diferenciándose sólo en la interfaz que se manifiesta. pt_BR
dc.description.abstract The current discourses of masculinity that emerged in virtual media have become vehicles for the spread of hatred towards women and harmful conduct towards men themselves.This qualitative, descriptive and exploratory study aimed to analyze the gender expressions of masculinity in the virtual male group MGTOW (Men Going Their Own Way) and in the film Clube fight. The categories resulting from the analysis were: (a) Discourse of Consumerism and (b) Discourse of Supremacist Masculinity, that is, in view of the difficulty of fitting into the patterns of a hegemonic masculinity, men tend to engage in behaviors of violence and consumerism. It can be said that the origins for these destructive male discourses, both in the current internet media and in the oldest film, are found in the frustration of not being able to live up to the expectations that the culture of patriarchy imposes, differing only through the interface that manifests themselves. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Masculinidades pt_BR
dc.subject Mídias pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Consumismo pt_BR
dc.subject Medios de comunicación pt_BR
dc.subject Violencia pt_BR
dc.subject Masculinities pt_BR
dc.subject Media pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Consumerism pt_BR
dc.title Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta” pt_BR
dc.title.alternative Hombres, violencia y consumo: análisis del hombre en los grupos virtuales Mgtow y la película “El club de la pelea” pt_BR
dc.title.alternative Men, violence and consumerism: analysis of masculinity in the mgtow virtual groups Mgtow and the filme “Fight Club” pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.13053 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record