Homens, violência e consumismo: análise da masculinidade nos grupos virtuais Mgtow e do filme “Clube da Luta”

Thisoteine, George Miguel; Canasiro, Vitor Hugo Rossetti; Tanaka, Brenda Sayuri; Bortolozzi, Ana Cláudia; Gellis, Andre Luiz

Abstract:

 
Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve por objetivo analisar as expressões de gênero da masculinidade a partir do grupo virtual masculino MGTOW (em portugûes: Homens seguindo seu próprio caminho) e do filme Clube da luta. As categorias resultantes da análise foram: (a) Discurso Consumista e (b) Discurso da Masculinidade Supremacista, ou seja, diante da dificuldade de se enquadrarem nos padrões de uma masculinidade hegemônica, os homens tendem a se envolverem em comportamentos de violência e consumismo. Pode-se dizer que as origens para esses discursos masculinos destrutivos, tanto na mídia internet atual, quanto no filme mais antigo, encontram-se na frustração de não conseguirem viver as expectativas que a cultura do patriarcado impõe, diferenciando-se apenas pela interface que se manifesta.
 
Los actuales discursos de masculinidad surgidos en los medios virtuales se han convertido en vehículos para la difusión del odio hacia las mujeres y las conductas nocivas hacia los propios hombres. Este estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio tuvo como objetivo analizar las expresiones de género de la masculinidad en el grupo virtual masculino MGTOW (en español: Hombres siguiendo su propio camino) y en la película El Club de la pelea. Las categorías resultantes del análisis fueron: (a) Discurso del consumismo y (b) Discurso de la masculinidad supremacista, es decir, en vista de la dificultad de encajar en los patrones de una masculinidad hegemónica, los hombres tienden a incurrir en conductas de violencia y consumismo. Se puede decir que los orígenes de estos discursos masculinos destructivos, tanto en los medios de internet actuales como en la película más antigua, se encuentran en la frustración de no poder estar a la altura de las expectativas que impone la cultura del patriarcado, diferenciándose sólo en la interfaz que se manifiesta.
 
The current discourses of masculinity that emerged in virtual media have become vehicles for the spread of hatred towards women and harmful conduct towards men themselves.This qualitative, descriptive and exploratory study aimed to analyze the gender expressions of masculinity in the virtual male group MGTOW (Men Going Their Own Way) and in the film Clube fight. The categories resulting from the analysis were: (a) Discourse of Consumerism and (b) Discourse of Supremacist Masculinity, that is, in view of the difficulty of fitting into the patterns of a hegemonic masculinity, men tend to engage in behaviors of violence and consumerism. It can be said that the origins for these destructive male discourses, both in the current internet media and in the oldest film, are found in the frustration of not being able to live up to the expectations that the culture of patriarchy imposes, differing only through the interface that manifests themselves.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.540-562, Jan./Jun. 2021.

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