Abstract:
Este artigo analisa filmes animados da Disney enquanto fontes de pesquisa, nos quais o
objeto são doze princesas (enquanto personagens protagonistas e simbólicas dos
femininos). Considerando-se que os filmes animados são eivados de representações
histórico-culturais, o recorte temporal é de 1937 a 2016, abarcando filmes que compõem
a franquia ‘Disney Princesa’, por meio de uma pesquisa qualitativa através da
metodologia de revisão bibliográfica e análise do discurso sob a perspectiva das relações
de gênero. Conclui-se que essas produções cinematográficas englobam um poder
formativo e representativo da sociedade, no entanto, ainda com marcas patriarcais e
machistas, de valorização à beleza dos corpos e ao casamento heteronormativo.
Outrossim, alguns roteiros apresentam um discurso feminista sutil, com pautas ligadas ao
empoderamento feminino, à diversidade, à representatividade, ao gênero e aos
questionamentos interseccionais, abrindo caminhos para uma formação midiática e
educacional mais justa, plural e equânime.
Este artículo analiza las películas de animación de Disney como fuentes de investigación,
en las que el objeto son doce princesas (como protagonistas y personajes simbólicos de
las mujeres). Considerando que las películas animadas están repletas de representaciones
históricas y culturales, el período de tiempo es de 1937 a 2016, abarcando películas que
integran la franquicia ‘Disney Princess’, mediante una investigación cualitativa a través de la metodología de revisión bibliográfica y análisis de la discurso desde la perspectiva
de las relaciones de género. Se concluye que estas producciones cinematográficas
encierran un poder formativo y representativo de la sociedad, sin embargo, aún con
marcas patriarcales y sexistas, valorando la belleza de los cuerpos y el matrimonio
heteronormativo. Además, algunos guiones presentan un discurso feminista sutil, con
pautas vinculadas al empoderamiento femenino, la diversidad, la representatividad, el
género y las cuestiones interseccionales, abriendo caminos para una formación mediática
y educativa más justa, plural y equitativa.
This article analyzes Disney animated films as documentary sources of research, in which
the object is twelve princesses (as protagonists and symbolic characters of women).
Considering that animated films are filled with historical and cultural representations, the
timeframe is from 1937 to 2016, covering films that make up the ‘Disney Princess’
franchise, through a qualitative research through the methodology of bibliographical
review and discourse analysis from the perspective of gender relations. It is concluded
that these cinematographic productions include a formative and representative power of
society, however, still with patriarchal and sexist marks, valuing the beauty of bodies and
heteronormative marriage. Furthermore, some scripts present a subtle feminist discourse,
with guidelines linked to female empowerment, diversity, representativeness, gender and
intersectional questions,