Construção de princesas em filmes de animação da Disney

Zimmermann, Tânia Regina; Machado, Aline Alves

Abstract:

 
Este artigo analisa filmes animados da Disney enquanto fontes de pesquisa, nos quais o objeto são doze princesas (enquanto personagens protagonistas e simbólicas dos femininos). Considerando-se que os filmes animados são eivados de representações histórico-culturais, o recorte temporal é de 1937 a 2016, abarcando filmes que compõem a franquia ‘Disney Princesa’, por meio de uma pesquisa qualitativa através da metodologia de revisão bibliográfica e análise do discurso sob a perspectiva das relações de gênero. Conclui-se que essas produções cinematográficas englobam um poder formativo e representativo da sociedade, no entanto, ainda com marcas patriarcais e machistas, de valorização à beleza dos corpos e ao casamento heteronormativo. Outrossim, alguns roteiros apresentam um discurso feminista sutil, com pautas ligadas ao empoderamento feminino, à diversidade, à representatividade, ao gênero e aos questionamentos interseccionais, abrindo caminhos para uma formação midiática e educacional mais justa, plural e equânime.
 
Este artículo analiza las películas de animación de Disney como fuentes de investigación, en las que el objeto son doce princesas (como protagonistas y personajes simbólicos de las mujeres). Considerando que las películas animadas están repletas de representaciones históricas y culturales, el período de tiempo es de 1937 a 2016, abarcando películas que integran la franquicia ‘Disney Princess’, mediante una investigación cualitativa a través de la metodología de revisión bibliográfica y análisis de la discurso desde la perspectiva de las relaciones de género. Se concluye que estas producciones cinematográficas encierran un poder formativo y representativo de la sociedad, sin embargo, aún con marcas patriarcales y sexistas, valorando la belleza de los cuerpos y el matrimonio heteronormativo. Además, algunos guiones presentan un discurso feminista sutil, con pautas vinculadas al empoderamiento femenino, la diversidad, la representatividad, el género y las cuestiones interseccionales, abriendo caminos para una formación mediática y educativa más justa, plural y equitativa.
 
This article analyzes Disney animated films as documentary sources of research, in which the object is twelve princesses (as protagonists and symbolic characters of women). Considering that animated films are filled with historical and cultural representations, the timeframe is from 1937 to 2016, covering films that make up the ‘Disney Princess’ franchise, through a qualitative research through the methodology of bibliographical review and discourse analysis from the perspective of gender relations. It is concluded that these cinematographic productions include a formative and representative power of society, however, still with patriarchal and sexist marks, valuing the beauty of bodies and heteronormative marriage. Furthermore, some scripts present a subtle feminist discourse, with guidelines linked to female empowerment, diversity, representativeness, gender and intersectional questions,
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.662-688, Jan./Jun. 2021.

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