Abstract:
Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em
três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as
respostas obtidas por 83 pais e 92 mães no questionário sobre atitudes face à co-educação
de González-Piñal, Rodríguez e García (2013), tendo em conta variáveis como a idade e
sexo dos pais, núcleo familiar, nível de escolaridade e nacionalidade. Os resultados obtidos
indicam que a maioria das famílias apresentou atitudes co-educativas, embora as mães
tenham apresentado atitudes mais igualitárias do que os pais. Um número significativo de
pais não respondeu de forma co-educativa às perguntas. Há, portanto, uma necessidade de
que os pais participem de programas educacionais destinados a despatriarcalizar a educação e promover a igualdade de tratamento dentro da família, permitindo que as
crianças construam identidades livres de estereótipos de gênero.
El presente artículo analiza el posicionamiento de las familias hacia la igualdad de género
en función de tres tipos de actitudes (bloqueadoras, adaptativas y coeducativas). Para ello,
se examinaron las respuestas obtenidas por 83 padres y 92 madres en el cuestionario de
actitudes hacia la coeducación de González-Piñal, Rodríguez y García (2013); teniendo en
cuenta variables como la edad y el sexo de los progenitores, núcleo familiar, nivel de
estudios y nacionalidad. Los resultados obtenidos indican que la mayoría de las familias
mostraron actitudes coeducativas, aunque las madres manifestaron actitudes más
igualitarias que los padres. Un número importante de padres no respondieron de forma
coeducativa a las cuestiones. Es necesario, por tanto, que los padres participen en
programas educativos encaminados a despatriarcalizar la educación y a fomentar un trato
igualitario en el ámbito familiar, que permita a los niños y niñas construir identidades
libres de estereotipos de género.
This article analyses family attitudes toward gender equality, considering three types of
categories (adaptive, blocking and co-educative). With this aim, a group of 83 fathers and
92 mothers completed a questionnaire to analyze their attitudes about co-education
González-Piñal, Rodriguez and García (2013). Some sociodemographic variables were
considered in the analysis age, gender, family structure, educational qualifications and
nationality. Results show that most of the parents held co-educational positive attitudes,
although mothers were more egalitarian than fathers. A significative number of fathers did
not answer the questions with a co-educational regard. It is necessary, therefore, that both
fathers and mothers participate in educational programs aimed to destroy the patriarchy in
education, encouraging as well an equal treatment in the family environment, that allows
both boys and girls to build identities without gender stereotypes.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020.