Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas

Montesino, Susana Valverde; Parra, Jesús Miguel; Estrada, María Luisa Calatayud; Cino, Griselda Sofía Kozak

Abstract:

 
Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as respostas obtidas por 83 pais e 92 mães no questionário sobre atitudes face à co-educação de González-Piñal, Rodríguez e García (2013), tendo em conta variáveis como a idade e sexo dos pais, núcleo familiar, nível de escolaridade e nacionalidade. Os resultados obtidos indicam que a maioria das famílias apresentou atitudes co-educativas, embora as mães tenham apresentado atitudes mais igualitárias do que os pais. Um número significativo de pais não respondeu de forma co-educativa às perguntas. Há, portanto, uma necessidade de que os pais participem de programas educacionais destinados a despatriarcalizar a educação e promover a igualdade de tratamento dentro da família, permitindo que as crianças construam identidades livres de estereótipos de gênero.
 
El presente artículo analiza el posicionamiento de las familias hacia la igualdad de género en función de tres tipos de actitudes (bloqueadoras, adaptativas y coeducativas). Para ello, se examinaron las respuestas obtenidas por 83 padres y 92 madres en el cuestionario de actitudes hacia la coeducación de González-Piñal, Rodríguez y García (2013); teniendo en cuenta variables como la edad y el sexo de los progenitores, núcleo familiar, nivel de estudios y nacionalidad. Los resultados obtenidos indican que la mayoría de las familias mostraron actitudes coeducativas, aunque las madres manifestaron actitudes más igualitarias que los padres. Un número importante de padres no respondieron de forma coeducativa a las cuestiones. Es necesario, por tanto, que los padres participen en programas educativos encaminados a despatriarcalizar la educación y a fomentar un trato igualitario en el ámbito familiar, que permita a los niños y niñas construir identidades libres de estereotipos de género.
 
This article analyses family attitudes toward gender equality, considering three types of categories (adaptive, blocking and co-educative). With this aim, a group of 83 fathers and 92 mothers completed a questionnaire to analyze their attitudes about co-education González-Piñal, Rodriguez and García (2013). Some sociodemographic variables were considered in the analysis age, gender, family structure, educational qualifications and nationality. Results show that most of the parents held co-educational positive attitudes, although mothers were more egalitarian than fathers. A significative number of fathers did not answer the questions with a co-educational regard. It is necessary, therefore, that both fathers and mothers participate in educational programs aimed to destroy the patriarchy in education, encouraging as well an equal treatment in the family environment, that allows both boys and girls to build identities without gender stereotypes.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020.

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