Abstract:
Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de
gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados
do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre questões de gênero no meio esportivo,
com duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola pública, durante as aulas de EF no
Programa Residência Pedagógica. Com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, 12
aulas foram ministradas, utilizando duas avaliações escritas sobre os conteúdos tematizados e
as gravações de falas e depoimentos dos(as) discentes como instrumentos para obtenção dos dados. Os resultados indicam que os(as) alunos(as) não haviam estudado questões de gênero
antes do desenvolvimento da unidade de ensino. Após, eles(as) ampliaram o nível de
conhecimento sobre a participação feminina nas práticas esportivas, reconhecendo contextos
nos quais as mulheres ainda não usufruem das mesmas condições de participação, valorização
e reconhecimento quando comparadas aos homens.
Considerando la necesidad de que la Educación Física (EF) escolar aborde la problemática de
género en la práctica deportiva, este estudio tiene como objetivo describir los principales
resultados del desarrollo de una unidad didáctica sobre problemática de género en el deporte,
con dos clases de Educación Primaria de una escuela pública, durante las clases de Educación
Física en el Programa de Residencia Pedagógica. Con un enfoque cualitativo de carácter
descriptivo, se impartieron 12 clases, utilizando dos evaluaciones escritas sobre los contenidos
temáticos y las grabaciones de discursos y testimonios de los estudiantes como instrumentos
para la obtención de los datos. Los resultados indican que los estudiantes no habían estudiado
temas de género antes del desarrollo de la unidad didáctica. Posteriormente, aumentaron el
nivel de conocimiento sobre la participación femenina en el deporte, reconociendo contextos
en los que las mujeres aún no gozan de las mismas condiciones de participación, aprecio y
reconocimiento que los hombres.
Considering the need for school Physical Education (PE) to address gender issues in sports
practice, this study aims to describe the main results of the development of a teaching unit on
gender issues in sports, with two classes of Elementary School from a public school, during
PE classes in the Pedagogical Residency Program. With a qualitative approach of a
descriptive character, 12 classes were given, using two written evaluations about the thematic
contents and the recordings of speeches and testimonies of the students as instruments for
obtaining the data. The results indicate that the students had not studied gender issues before
the development of the teaching unit. Afterwards, they expanded the level of knowledge about
female participation in sports, recognizing contexts in which women still do not enjoy the
same conditions of participation, appreciation and recognition when compared to men.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 705-721, Jan./Jun. 2021.