Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica

Tamiozzo, Jéssica; Schwengber, Maria Simone Vione; Borges, Robson Machado

Abstract:

 
Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre questões de gênero no meio esportivo, com duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola pública, durante as aulas de EF no Programa Residência Pedagógica. Com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, 12 aulas foram ministradas, utilizando duas avaliações escritas sobre os conteúdos tematizados e as gravações de falas e depoimentos dos(as) discentes como instrumentos para obtenção dos dados. Os resultados indicam que os(as) alunos(as) não haviam estudado questões de gênero antes do desenvolvimento da unidade de ensino. Após, eles(as) ampliaram o nível de conhecimento sobre a participação feminina nas práticas esportivas, reconhecendo contextos nos quais as mulheres ainda não usufruem das mesmas condições de participação, valorização e reconhecimento quando comparadas aos homens.
 
Considerando la necesidad de que la Educación Física (EF) escolar aborde la problemática de género en la práctica deportiva, este estudio tiene como objetivo describir los principales resultados del desarrollo de una unidad didáctica sobre problemática de género en el deporte, con dos clases de Educación Primaria de una escuela pública, durante las clases de Educación Física en el Programa de Residencia Pedagógica. Con un enfoque cualitativo de carácter descriptivo, se impartieron 12 clases, utilizando dos evaluaciones escritas sobre los contenidos temáticos y las grabaciones de discursos y testimonios de los estudiantes como instrumentos para la obtención de los datos. Los resultados indican que los estudiantes no habían estudiado temas de género antes del desarrollo de la unidad didáctica. Posteriormente, aumentaron el nivel de conocimiento sobre la participación femenina en el deporte, reconociendo contextos en los que las mujeres aún no gozan de las mismas condiciones de participación, aprecio y reconocimiento que los hombres.
 
Considering the need for school Physical Education (PE) to address gender issues in sports practice, this study aims to describe the main results of the development of a teaching unit on gender issues in sports, with two classes of Elementary School from a public school, during PE classes in the Pedagogical Residency Program. With a qualitative approach of a descriptive character, 12 classes were given, using two written evaluations about the thematic contents and the recordings of speeches and testimonies of the students as instruments for obtaining the data. The results indicate that the students had not studied gender issues before the development of the teaching unit. Afterwards, they expanded the level of knowledge about female participation in sports, recognizing contexts in which women still do not enjoy the same conditions of participation, appreciation and recognition when compared to men.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 705-721, Jan./Jun. 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos