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dc.contributor.author Simón, Carlos Sanz
dc.contributor.author Velasco, Miriam Sonlleva
dc.date.accessioned 2023-04-11T22:27:50Z
dc.date.available 2023-04-11T22:27:50Z
dc.date.issued 2020-03-08
dc.identifier.citation SIMÓN, C. S.; VELASCO, M. S. La maestra franquista en el imaginario del alumnado femenino. Un estudio a través de testimonios orales. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 213 – 237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9709. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9709. Acesso em: 3 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10820
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 213-237, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A ditadura de Franco foi um período de reconfiguração do papel da mulher na sociedade. Sob a proteção do nacionalcatolicismo, a Espanha mergulhou em uma ditadura de quarenta anos que devolveu as mulheres ao modelo tradicional e conservador-e, portanto, católico– contrário ao republicano. Uma mudança paradigmática especialmente palpável nas escolas, entendida como o principal meio de disseminação da abordagem social do Regime, e um dos principais espaços de trabalho tradicionalmente femininos. O objetivo desta pesquisa é conhecer a memória da professora franquista em alunas da época através de fontes orais, entendendo-as como os principais meios para o estudo de emoções e representações humanas. Para isso, enfatiza-se ases características do professora, sua prática docente e seu relacionamento com outros agentes socioeducativos, como a família e a comunidade social. pt_BR
dc.description.abstract El franquismo supuso un periodo de reconfiguración del papel de la mujer en la sociedad. Bajo el amparo del nacional catolicismo, España se sumió en una dictadura de cuarenta años que devolvió a la mujer al modelo tradicional y conservador –y por ende católico– contrario al republicano. Un cambio paradigmático especialmente palpable en las escuelas, entendidas como el principal medio para la difusión del planteamiento social del Régimen, y uno de los principales espacios laborales tradicionalmente femeninos. El objetivo de esta investigación es conocer cuál es el recuerdo de la maestra del franquismo en el alumnado femenino de la época a través de las fuentes orales, entendiendo estas como el principal medio para el estudio de las emociones y las representaciones humanas. Para ello, se hace énfasis en las características de la maestra, su práctica docente y su relación con otros agentes socioeducativos, como la familia y la comunidad social. pt_BR
dc.description.abstract Franco's dictatorship was a period of reconfiguration of the role of women in society. Under the protection of National Catholicism, Spain plunged into a dictatorship of forty years that returned women to the traditional and conservative model - and therefore Catholic - contrary to the Republican. A paradigmatic change especially palpable in schools, understood as the main means for the dissemination of the social approach of the Regime, and one of the main traditionally feminine work spaces. The objective of this research is to know what is the memory of the Francoist teacher in female students of the time through oral sources, understanding these as the main means for the study of emotions and human representations. For this, emphasis is placed on the characteristics of the teacher, her teaching practice and her relationship with other socioeducational agents, such as the family and the social community. pt_BR
dc.description.sponsorship El presente trabajo se ha realizado gracias a la concesión de un contrato predoctoral de personal investigador en formación de la Universidad Complutense de Madrid cofinanciado por el Banco Santander (Convocatoria CT17/17-CT18/17). pt_BR
dc.language.iso spa pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Professora pt_BR
dc.subject Aluna pt_BR
dc.subject Franquismo pt_BR
dc.subject Espanha pt_BR
dc.subject História Oral pt_BR
dc.subject Maestra pt_BR
dc.subject Alumna pt_BR
dc.subject España pt_BR
dc.subject Female teacher pt_BR
dc.subject Female student pt_BR
dc.subject Francoism pt_BR
dc.subject Spain pt_BR
dc.subject Oral History pt_BR
dc.title La maestra franquista en el imaginario del alumnado femenino. Un estudio a través de testimonios orales pt_BR
dc.title.alternative O professora franquista no imaginário de estudantes fêmeas. Um estudo através de testemunhos orais pt_BR
dc.title.alternative The female francoist teacher in the imaginary of female students. A study through oral testimonies pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.1425/de.v8iEpeciam.9709 pt_BR


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