Abstract:
A ditadura de Franco foi um período de reconfiguração do papel da mulher na
sociedade. Sob a proteção do nacionalcatolicismo, a Espanha mergulhou em uma
ditadura de quarenta anos que devolveu as mulheres ao modelo tradicional e
conservador-e, portanto, católico– contrário ao republicano. Uma mudança
paradigmática especialmente palpável nas escolas, entendida como o principal meio de
disseminação da abordagem social do Regime, e um dos principais espaços de trabalho
tradicionalmente femininos. O objetivo desta pesquisa é conhecer a memória da
professora franquista em alunas da época através de fontes orais, entendendo-as como
os principais meios para o estudo de emoções e representações humanas. Para isso,
enfatiza-se ases características do professora, sua prática docente e seu relacionamento
com outros agentes socioeducativos, como a família e a comunidade social.
El franquismo supuso un periodo de reconfiguración del papel de la mujer en la
sociedad. Bajo el amparo del nacional catolicismo, España se sumió en una dictadura de
cuarenta años que devolvió a la mujer al modelo tradicional y conservador –y por ende católico– contrario al republicano. Un cambio paradigmático especialmente palpable en
las escuelas, entendidas como el principal medio para la difusión del planteamiento
social del Régimen, y uno de los principales espacios laborales tradicionalmente
femeninos. El objetivo de esta investigación es conocer cuál es el recuerdo de la maestra
del franquismo en el alumnado femenino de la época a través de las fuentes orales,
entendiendo estas como el principal medio para el estudio de las emociones y las
representaciones humanas. Para ello, se hace énfasis en las características de la maestra,
su práctica docente y su relación con otros agentes socioeducativos, como la familia y la
comunidad social.
Franco's dictatorship was a period of reconfiguration of the role of women in society.
Under the protection of National Catholicism, Spain plunged into a dictatorship of forty
years that returned women to the traditional and conservative model - and therefore
Catholic - contrary to the Republican. A paradigmatic change especially palpable in
schools, understood as the main means for the dissemination of the social approach of
the Regime, and one of the main traditionally feminine work spaces. The objective of
this research is to know what is the memory of the Francoist teacher in female students
of the time through oral sources, understanding these as the main means for the study of
emotions and human representations. For this, emphasis is placed on the characteristics
of the teacher, her teaching practice and her relationship with other socioeducational
agents, such as the family and the social community.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 213-237, 2020.