Show simple item record

dc.contributor.author Hernández, Alicia Bernardos
dc.contributor.author Martiínez-Martín, Irene
dc.contributor.author Canales, Irene Solbes
dc.date.accessioned 2023-04-11T22:34:04Z
dc.date.available 2023-04-11T22:34:04Z
dc.date.issued 2020-03-08
dc.identifier.citation HERNÁNDEZ, A. B.; MARTÍN, I. M.; CANALES, I. S. Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 195–212, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9707. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9707. Acesso em: 3 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10822
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo descreve o projeto desenvolvido desde 2017 numa escola secundária pública da Comunidade de Madrid. O objetivo do projeto é introduzir gradualmente a ética do cuidado na organização do centro. Presta atenção ao desenvolvimento da identidade relacional dos alunos, promove laços de apoio e ajuda e promove ações para a melhoria dos bens comuns. Por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um seminário de formação de professores, foram construídas estruturas participativas em todos os níveis do ensino médio obrigatório, que envolveram espaços de escuta de necessidades, e permitiram: a articulação dos alunos com interesses compartilhados, o desenvolvimento de relações de cuidado, o envolvimento na melhoria da instituição e a resolução de conflitos de forma dialogada. Conclui-se que esta linha de ação aumenta o bem-estar coletivo, objetivo último da educação. pt_BR
dc.description.abstract El presente artículo describe el proyecto desarrollado durante los cursos 2017/18 y 2018/19 en un instituto público de educación secundaria de la Comunidad de Madrid (España). El objetivo fue introducir paulatinamente la ética del cuidado en la organización del centro, prestando atención al desarrollo de la identidad relacional del alumnado, y fomentando tanto vínculos de apoyo y ayuda, como acciones para la mejora de lo común. A través de una investigación – acción desarrollada a partir de un seminario de formación del profesorado, se construyeron estructuras participativas en todos los niveles de enseñanza secundaria obligatoria, que supusieron espacios de escucha de necesidades, y que permitieron: la vinculación del alumnado con intereses compartidos, el desarrollo de relaciones de cuidado, la implicación en la mejora de la institución, y la resolución de conflictos de forma dialogada. Se concluyó que esta línea de acción aumenta el bienestar colectivo, fin último de la educación. pt_BR
dc.description.abstract This article describes a project developed in a public school in Madrid since 2017. The aim of the project is to introduce gradually the ethics of care into the organisation of the centre. The project focuses on student´s relational identity development. It also aims to foster bonding of support and help, and promotes actions that achieve the common goods. Through an action research methodology, developed from a teacher training seminar, participative structures were built at all levels of compulsory secondary education, which involved the creation of listening spaces where needs are heard. Those structures allowed emotional bonds between students with shared interests, the development of relationship-centered care, involvement in the institution´s improvements, and conflict resolution through dialogue. It therefore follows that this line of action enhances collective well-being, the ultimate goal of education. pt_BR
dc.language.iso spa pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ética do cuidado pt_BR
dc.subject Identidade relacional pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Pedagogia feminista pt_BR
dc.subject Ética del cuidado pt_BR
dc.subject Identidad relacional pt_BR
dc.subject Investigación-acción pt_BR
dc.subject Pedagogía feminista pt_BR
dc.subject Ethics of care pt_BR
dc.subject Relational identity pt_BR
dc.subject Action-research pt_BR
dc.subject Feminist pedagogy pt_BR
dc.title Ligações e comunidade: introdução da ética do cuidado na educação através de estruturas participativas. pt_BR
dc.title.alternative Vínculos y comunidad: introducción de la ética del cuidado en educación a través de estructuras participativas. pt_BR
dc.title.alternative Emotional bonds and community: introduction of the ethics of care in education through participatory structures pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8iEspeciam.9707 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record