Abstract:
Este artigo descreve o projeto desenvolvido desde 2017 numa escola secundária pública
da Comunidade de Madrid. O objetivo do projeto é introduzir gradualmente a ética do
cuidado na organização do centro. Presta atenção ao desenvolvimento da identidade
relacional dos alunos, promove laços de apoio e ajuda e promove ações para a melhoria
dos bens comuns. Por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um
seminário de formação de professores, foram construídas estruturas participativas em
todos os níveis do ensino médio obrigatório, que envolveram espaços de escuta de
necessidades, e permitiram: a articulação dos alunos com interesses compartilhados, o
desenvolvimento de relações de cuidado, o envolvimento na melhoria da instituição e a
resolução de conflitos de forma dialogada. Conclui-se que esta linha de ação aumenta o
bem-estar coletivo, objetivo último da educação.
El presente artículo describe el proyecto desarrollado durante los cursos 2017/18 y
2018/19 en un instituto público de educación secundaria de la Comunidad de Madrid
(España). El objetivo fue introducir paulatinamente la ética del cuidado en la
organización del centro, prestando atención al desarrollo de la identidad relacional del
alumnado, y fomentando tanto vínculos de apoyo y ayuda, como acciones para la
mejora de lo común. A través de una investigación – acción desarrollada a partir de un seminario de formación del profesorado, se construyeron estructuras participativas en
todos los niveles de enseñanza secundaria obligatoria, que supusieron espacios de
escucha de necesidades, y que permitieron: la vinculación del alumnado con intereses
compartidos, el desarrollo de relaciones de cuidado, la implicación en la mejora de la
institución, y la resolución de conflictos de forma dialogada. Se concluyó que esta línea
de acción aumenta el bienestar colectivo, fin último de la educación.
This article describes a project developed in a public school in Madrid since 2017. The
aim of the project is to introduce gradually the ethics of care into the organisation of the
centre. The project focuses on student´s relational identity development. It also aims to
foster bonding of support and help, and promotes actions that achieve the common
goods. Through an action research methodology, developed from a teacher training
seminar, participative structures were built at all levels of compulsory secondary
education, which involved the creation of listening spaces where needs are heard. Those
structures allowed emotional bonds between students with shared interests, the
development of relationship-centered care, involvement in the institution´s
improvements, and conflict resolution through dialogue. It therefore follows that this
line of action enhances collective well-being, the ultimate goal of education.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. Especial , p. 195-212, 2020.