Abstract:
O presente texto convida toda a comunidade educacional a parar de refletir a partir de uma
perspectiva feminista e inclusiva da pedagogia, a agir diante de um sistema educacional
reprodutivo de modelos heteronormativos-binários. A revisão teórica da literatura
especializada sobre questões educacionais foi realizada a partir de posições feministas e
co-educacionais, que questionam, de maneira crítica e construtiva, a tradição pedagógica
que governa o sistema educacional, bem como a descontextualização, neutralidade e
posicionamento apolítico deste, em temas relacionados com igualdade de gênero e
diversidade afetivo-sexual. Este texto é baseado no estudo de dados estatísticos extraídos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que mostram a situação desigual das mulheres na
Espanha. A revisão teórica reflete a necessidade de apostar na educação de uma
perspectiva feminista e inclusiva, crítica e reflexiva, que capacite profissionais do campo
educacional e promove uma verdadeira desconstrução do sistema sexo-gênero, com base
em um currículo de treinamento com perspectiva de gênero.
El presente texto invita a toda la comunidad educativa a detenerse a reflexionar adoptando
una perspectiva pedagogía feminista e inclusiva, para actuar ante un sistema educativo
reproductor de modelos heteronormativos-binarios. Se ha realizado revisión teórica de
literatura especializada en materia educativa desde posicionamientos feministas y
coeducativos, que cuestionan, de manera crítica y constructiva, la tradición pedagógica que
rige el sistema educativo, así como la descontextualización, neutralidad y posicionamiento
apolítico de este, en temáticas vinculadas con la igualdad de género y diversidad afectivosexual. Este texto parte del estudio de datos estadísticos extraídos del Instituto Nacional de
Estadística (INE) que evidencian la desigual situación de la mujer en España. La revisión
teórica plasma la necesidad de apostar por la educación desde una mirada feminista e
inclusiva, crítica y reflexiva, que empodere a los y las profesionales del ámbito educativo,
e impulse una verdadera deconstrucción del sistema sexo-género, apoyándose en un
currículum formativo con perspectiva de género.
The present text invites the entire educational community to stop to reflect from a feminist
and inclusive pedagogy perspective, to act before a reproductive educational system of
heteronormative-binary models. Theoretical review of specialized literature on education
has been carried out from feminist and coeducational positions, which question, in a
critical and constructive way, the pedagogical tradition that governs the educational
system, as well as the decontextualization, neutrality and apolitical positioning of this, in
related themes with gender equality and affective-sexual diversity. This text is based on the
study of statistical data extracted from the National Statistics Institute (INE) that show the
unequal situation of women in Spain. The theoretical review reflects the need to bet on
education from a feminist and inclusive, critical and reflective perspective, which
empowers professionals in the educational field, and promotes a true deconstruction of the
sex-gender system, based on a training curriculum with gender perspective.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p.143-170, 2020.