Abstract:
Este artigo procura reconstruir o processo de formação da Aula Aberta: Aborto a partir de uma
abordagem social dos Direitos e Saúde Integral na Universidade Nacional de Salta, Argentina.
Utiliza um análise de documentos e entrevistas. A proposta disciplinar surge no contexto de
discussões sobre a Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, à luz da ascensão do movimento
feminista na região. O objetivo deste trabalho é destacar os pontos de tensão entre o método
clássico de transmissão de conhecimento no ambiente universitário com as metodologias do
feminismo. As configurações institucionais são analisadas delante da entrada do feminismo,
apontando no caso particular das discussões sobre o aborto que conseguiram permear a estrutura
universitária amuralhada. As conclusões recuperam as contribuições da pedagogia feminista para
um enriquecimento, complexificação e a democratização do ensino universitário.
El presente artículo busca indagar sobre el proceso de conformación de la Cátedra Abierta: El
aborto desde un abordaje social de los derechos y la salud integral en la Universidad Nacional de
Salta, Argentina. Recurre para ello al análisis de documentos y entrevistas. La Cátedra surge en
el contexto de las discusiones sobre la Ley de Interrupción Voluntaria del Embarazo (IVE) a la
luz del ascenso del movimiento feminista en la región. El objetivo del trabajo se orienta a resaltar
los puntos de tensión entre el método clásico de transmisión del conocimiento dentro del ámbito
universitario con las metodologías propias del feminismo. Se analizan las configuraciones
institucionales ante el ingreso del feminismo, puntualizando en el caso particular de las
discusiones sobre aborto que lograron permear la amurallada estructura universitaria. En las
conclusiones se recuperan aportes de la pedagogía feminista para el enriquecimiento,
complejización y democratización de la educación universitaria.
This article reconstructs the forming process of the Open Course: Abortion from a social
approaches of the rights and integral health at the National University of Salta, Argentine, it uses
for this, the analysis of documents and interviews. The Course emerges in the context of
discussions about the law of voluntary termination of pregnancy at light of the rise of the
feminist movement in the region. So, the aim of the work is emphasize the tension points
between the classical methods of transmition of knowledge within the university environment
with the methodologies of the feminist tradition. The configurations of the institutional structure
are also analyzed before the entrance of feminism, pointed out in the particular case of the
abortion discussions that managed to cross the university wall structure. In the conclusions
recover the contributions of feminist pedagogy for the enrichment, complexity and
democratization of university education.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.8, n. Especial, p. 238-254, 2020.