Abstract:
Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto
brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte
do material empírico produzido em um grupo focal com estudantes de Pedagogia em
2015. Buscou-se fundamentação nos estudos de gênero pós-estruturalistas e nos estudos
sociológicos do trabalho. Ao final, foi possível identificar que a literatura pedagógica
brasileira produzida na década de 1980 inaugura um debate importante em prol da
profissionalização do trabalho docente, produzindo um deslocamento da feminização do
magistério para o que chamamos de desfeminização da docência. Evidencia-se, ainda,
que as novas gerações de professoras mobilizam determinados saberes docentes para
defenderem um compromisso político da escola com os conhecimentos escolares.
Este artículo examina los modos de constitución del trabajo docente en el contexto
brasileño. Para tanto, se realiza el análisis de una obra publicada en el año 1982, y parte
del material empírico producido en un grupo focal con estudiantes de Pedagogía en el
año 2015. Se buscó fundamentación en los estudios de género postestructuralistas y en
los estudios sociológicos del trabajo. Al final, fue posible identificar que la literatura
pedagógica brasileña producida en la década de 1980 inaugura un debate importante en
favor de la profesionalización del trabajo docente, produciendo un desplazamiento de la
feminización del magisterio para lo que llamamos de desfeminización de la docencia.
Se evidencia, todavía, que las nuevas generaciones de profesoras movilizan
determinados saberes docentes para defender un compromiso político de la escuela con
los conocimientos escolares.
This article examines the ways in which teaching work is constituted in the Brazilian
context. For this purpose, an analysis of a work published in 1982 and of a part of the
empirical material produced in 2015 in a focus group with Pedagogy undergraduates is
carried out. Theoretical basis was sought in post-structuralist gender studies and in
sociological studies of work. In the end, it was possible to identify that the Brazilian
pedagogical literature produced in the 1980s inaugurates an important debate in favor of
the professionalization of teaching work, producing a shift from the feminization of
teaching profession to what we call defeminization of teaching. It is also evident that the
new generations of teachers mobilize certain teaching knowledge to defend a school's
political commitment to school knowledge.
Description:
Uma versão preliminar e simplificada deste texto foi publicada nos Anais da 38ª Reunião Anual da Associação de Pesquisadores em Educação. // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 25-47, Jan/Jun. 2020.