Abstract:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa (exploratória) que discute a
“Ideologia de Gênero” e o “Movimento Escola sem Partido” enquanto elementos
discursivos inseridos em um campo de articulação transnacional. Parte-se das reflexões
acerca dos “embates hegemônicos” em torno das políticas de gênero e sexualidade e de
uma revisão bibliográfica sobre as temáticas em questão. Busca-se analisar a partir da
teoria do discurso os desafios enfrentados pela sociologia no atual cenário político
brasileiro. Como resultados, o trabalho aponta que tais elementos discursivos estão
associados aos avanços e pautas neoconservadoras e neoliberais somadas aos interesses
de grupos religiosos na América Latina, sendo a educação um espaço de disputa entre
os sentidos que defrontam por fixação e hegemonia. Conclui-se evidenciando o urgente
contexto estrutural das demandas anti-intelectuais, fundamentando propostas políticopedagógicas contrastantes, como a pedagogia feminista, pedagogia queer e decolonial
assim como suas respectivas concepções curriculares.
Este trabajo es una investigación cualitativa (exploratoria) que discute la "Ideología de
género" y el "Movimiento Escuela Sin Partido" como elementos discursivos insertados
en un campo de articulación transnacional. Con base en reflexiones sobre los
"enfrentamientos hegemónicos" en torno a las políticas de género y sexualidad y una
revisión bibliográfica sobre los temas en cuestión, analizamos, desde la teoría del
discurso, los desafíos que enfrenta la sociología en el escenario político brasileño. El
trabajo señala que tales elementos discursivos están asociados con los avances
neoconservadores y neoliberales agregadas a los intereses de los grupos religiosos en
América Latina, con la educación como un espacio de disputa entre los significados que
se enfrentan entre sí por la fijación y la hegemonía. Concluimos destacando el contexto
estructural urgente de las demandas anti-intelectuales, basando propuestas políticopedagógicas contrastantes, como la pedagogía feminista, la pedagogía queer y
decolonial, así como sus respectivas concepciones curriculares.
This work is a qualitative (exploratory) research that discuss the “Gender Ideology” and
the “School Without Party Moviment” as discursive elements inserted in a field of
transnational articulation. Starting the reflections about the “hegemonic clashes” around
gender and sexuality policies and from a bibliographic review around the themes in
question, we seek to analyze from the theory of discourse the challenges faced by
sociology in the current Brazilian political scenario. As a result, the work points out that
such discursive elements are associated with the advances and neoconservative and
neoliberal agendas added to the interests of religious groups in Latin America, with
education being a space of dispute between the meanings facing them by fixation and
hegemony. We conclude by highlighting the urgent structural context of anti-intellectual
demands, grounding contrasting political-pedagogical proposals, such as feminist
pedagogy, queer pedagogy and decoloniality, as well their respective curricular
conceptions.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 70-95, Jan./Jun. 2020.