Show simple item record

dc.contributor.author Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira
dc.contributor.author Ramalho, Carla Chagas
dc.contributor.author Matos Sobrinho, José de Andrade
dc.date.accessioned 2023-04-13T23:23:06Z
dc.date.available 2023-04-13T23:23:06Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation GONÇALVES, A. E. P.; RAMALHO, C. C.; MATOS SOBRINHO, J. A. O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio em escolas no norte de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–126, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11247. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11247. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10837
dc.description Revista Diversidade e Educação, v.8, n.1,p.96-126, Jan./Jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços, incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar como professoras(es) de Educação Física encaram as estruturas de gênero no contexto das suas aulas no Ensino Médio, em três escolas do norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodologia a observação livre e a entrevista semi-estruturada. Categorizamos o resultado em cinco campos: Gênero e sexo biológico; Desigualdade de gênero na sociedade; Desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física; Gênero como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e Aulas mistas ou co-educativas. Concluímos que se os(as) professores(as) não trabalharem com um olhar crítico em relação às questões de gênero, suas aulas são capazes de gerar e reforçar desigualdades que colocam homens e mulheres em posições diferentes socialmente. Assim, compreendemos como o trabalho docente deve ser permeado por debates críticos sobre gênero. pt_BR
dc.description.abstract El género y sus expresiones se producen a través de construccionessociales en diferentes espacios, incluida la escuela. Con este entendimiento, esta investigacióntuvo como objetivo analizarcómolos maestros de Educación Física enfrentanestructuras de género en el contexto de sus clases de secundaria, en tresescuelas en el norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodología la observación libre y la entrevista semiestructurada. Clasificamos el resultado en cinco campos: género y sexo biológico; Desigualdad de género en la sociedad; Desigualdad de género en las clases de educación física; El género como contenido en las clases de educación física en la escuela secundaria y las clasesmixtas o mixtas. Concluimos que si los maestros no trabajanconunojo crítico en relaciónconlos temas de género, sus clasessoncapaces de generar y reforzar desigualdades que colocan a hombres y mujeres en diferentes posiciones sociales. Por lo tanto, entendemos cómo el trabajo de enseñanzadebe estar impregnado de debates críticos sobre el género. pt_BR
dc.description.abstract Gender and its expressions occur through social constructions in different spaces, including the school. With this understanding, this research aimed to analyze how Physical Education teachers (s) face gender structures in the context of their high school classes, in three schools in the north of Minas Gerais. We used as methodology the free observation and the semi-structured interview. We categorized the result into five fields: Gender and biological sex; Gender inequality in society; Gender inequality in Physical Education classes; Gender as content in Physical Education classes in High School and Mixed or co-educational classes. We conclude that if teachers do not work with a critical eye in relation to gender issues, their classes are capable of generating and reinforcing inequalities that place men and women in different social positions. Thus, we understand how the teaching work should be permeated by critical debates about gender. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Professoras(es) pt_BR
dc.subject Desigualdades pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Maestros pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Inequalities pt_BR
dc.title O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais pt_BR
dc.title.alternative Trabajo docente y cuestiones de género en las clases de educación física de secundaria en escuelas del norte de Minas Gerais pt_BR
dc.title.alternative Teaching work and gender issues in high school physical education classes in schools in northern Minas Gerais pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11247 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record