dc.contributor.author |
Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira |
|
dc.contributor.author |
Ramalho, Carla Chagas |
|
dc.contributor.author |
Matos Sobrinho, José de Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-13T23:23:06Z |
|
dc.date.available |
2023-04-13T23:23:06Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-16 |
|
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, A. E. P.; RAMALHO, C. C.; MATOS SOBRINHO, J. A. O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio em escolas no norte de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–126, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11247. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11247. Acesso em: 12 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10837 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v.8, n.1,p.96-126, Jan./Jun. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços,
incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar
como professoras(es) de Educação Física encaram as estruturas de gênero no contexto
das suas aulas no Ensino Médio, em três escolas do norte de Minas Gerais. Utilizamos
como metodologia a observação livre e a entrevista semi-estruturada. Categorizamos o
resultado em cinco campos: Gênero e sexo biológico; Desigualdade de gênero na
sociedade; Desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física; Gênero como conteúdo
nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e Aulas mistas ou co-educativas.
Concluímos que se os(as) professores(as) não trabalharem com um olhar crítico em
relação às questões de gênero, suas aulas são capazes de gerar e reforçar desigualdades
que colocam homens e mulheres em posições diferentes socialmente. Assim,
compreendemos como o trabalho docente deve ser permeado por debates críticos sobre
gênero. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El género y sus expresiones se producen a través de construccionessociales en diferentes
espacios, incluida la escuela. Con este entendimiento, esta investigacióntuvo como
objetivo analizarcómolos maestros de Educación Física enfrentanestructuras de género
en el contexto de sus clases de secundaria, en tresescuelas en el norte de Minas Gerais.
Utilizamos como metodología la observación libre y la entrevista semiestructurada.
Clasificamos el resultado en cinco campos: género y sexo biológico; Desigualdad de
género en la sociedad; Desigualdad de género en las clases de educación física; El género
como contenido en las clases de educación física en la escuela secundaria y las
clasesmixtas o mixtas. Concluimos que si los maestros no trabajanconunojo crítico en
relaciónconlos temas de género, sus clasessoncapaces de generar y reforzar desigualdades
que colocan a hombres y mujeres en diferentes posiciones sociales. Por lo tanto,
entendemos cómo el trabajo de enseñanzadebe estar impregnado de debates críticos sobre
el género. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Gender and its expressions occur through social constructions in different spaces,
including the school. With this understanding, this research aimed to analyze how
Physical Education teachers (s) face gender structures in the context of their high school
classes, in three schools in the north of Minas Gerais. We used as methodology the free
observation and the semi-structured interview. We categorized the result into five fields:
Gender and biological sex; Gender inequality in society; Gender inequality in Physical
Education classes; Gender as content in Physical Education classes in High School and
Mixed or co-educational classes. We conclude that if teachers do not work with a critical
eye in relation to gender issues, their classes are capable of generating and reinforcing
inequalities that place men and women in different social positions. Thus, we understand
how the teaching work should be permeated by critical debates about gender. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras(es) |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdades |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Maestros |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Inequalities |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Trabajo docente y cuestiones de género en las clases de educación física de secundaria en escuelas del norte de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching work and gender issues in high school physical education classes in schools in northern Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i1.11247 |
pt_BR |