O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais

Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira; Ramalho, Carla Chagas; Matos Sobrinho, José de Andrade

Abstract:

 
O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços, incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar como professoras(es) de Educação Física encaram as estruturas de gênero no contexto das suas aulas no Ensino Médio, em três escolas do norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodologia a observação livre e a entrevista semi-estruturada. Categorizamos o resultado em cinco campos: Gênero e sexo biológico; Desigualdade de gênero na sociedade; Desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física; Gênero como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e Aulas mistas ou co-educativas. Concluímos que se os(as) professores(as) não trabalharem com um olhar crítico em relação às questões de gênero, suas aulas são capazes de gerar e reforçar desigualdades que colocam homens e mulheres em posições diferentes socialmente. Assim, compreendemos como o trabalho docente deve ser permeado por debates críticos sobre gênero.
 
El género y sus expresiones se producen a través de construccionessociales en diferentes espacios, incluida la escuela. Con este entendimiento, esta investigacióntuvo como objetivo analizarcómolos maestros de Educación Física enfrentanestructuras de género en el contexto de sus clases de secundaria, en tresescuelas en el norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodología la observación libre y la entrevista semiestructurada. Clasificamos el resultado en cinco campos: género y sexo biológico; Desigualdad de género en la sociedad; Desigualdad de género en las clases de educación física; El género como contenido en las clases de educación física en la escuela secundaria y las clasesmixtas o mixtas. Concluimos que si los maestros no trabajanconunojo crítico en relaciónconlos temas de género, sus clasessoncapaces de generar y reforzar desigualdades que colocan a hombres y mujeres en diferentes posiciones sociales. Por lo tanto, entendemos cómo el trabajo de enseñanzadebe estar impregnado de debates críticos sobre el género.
 
Gender and its expressions occur through social constructions in different spaces, including the school. With this understanding, this research aimed to analyze how Physical Education teachers (s) face gender structures in the context of their high school classes, in three schools in the north of Minas Gerais. We used as methodology the free observation and the semi-structured interview. We categorized the result into five fields: Gender and biological sex; Gender inequality in society; Gender inequality in Physical Education classes; Gender as content in Physical Education classes in High School and Mixed or co-educational classes. We conclude that if teachers do not work with a critical eye in relation to gender issues, their classes are capable of generating and reinforcing inequalities that place men and women in different social positions. Thus, we understand how the teaching work should be permeated by critical debates about gender.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v.8, n.1,p.96-126, Jan./Jun. 2020.

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