Abstract:
Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente
da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no
Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a importância da ampliação da
conversação acerca das especificidades ético-estéticas de certas obras como
possibilidade formativa numa perspectiva antidiscriminatória. Por compreender que o
extravasamento do campo das artes e a crítica de sua circunscrição institucional
caracterizam-se, historicamente, como próprios à arte contemporânea, tomo o pensar a
arte e as imagens no seu enlaçamento com a vida como constituinte da reflexão
provocada por determinadas produções. Observando tal característica como desafiadora
a arte-educadoras e arte-educadores comprometidas, comprometides e comprometidos
com a construção relacional respeitosa com distintos modos do ser e do viver o corpo, o
gênero e a sexualidade em nossa sociedade, faço por fim alguns apontamentos a partir
de uma pesquisa realizada com estudantes da Universidade de São Paulo.
Impulsado por la necesidad de reflexión frente al contexto de polémica
pública derivada de la presencia de niños e imágenes de infancias en proposiciones
artísticas desarrolladas en Brasil a finales del 2017, este artículo señala la importancia
de ampliar la conversación sobre las especificidades ético y estéticas de ciertas obras de
arte como una posibilidad formativa en una perspectiva antidiscriminatoria.
Entendiendo que el desbordamiento del campo de las artes y la crítica de su
circunscripción institucional se caracterizan históricamente como propio al contemporáneo, considero el arte y las imágenes en su conexión con la vida como constituyente de la reflexión provocada por ciertas producciones. Siendo tal
característico un desafío para las educadoras, les educadores y los educadores
comprometideos con la construcción relacional respetuosa con diferentes formas de ser
y vivir el cuerpo, el género y la sexualidad en nuestra sociedad, finalmente tomamos
algunas notas de una investigación realizada com estudiantes en la Universidad de São
Paulo.
Driven by the need to reflect upon the context of public controversy
arising from the presence of children and images of childhoods in contemporary artists’
propositions held in Brazil at the end of 2017, this essay points the conversation about
ethical-aesthetic specificities of certain works of art such as a formative possibility in an
anti-discriminatory perspective. Understanding that the overflow in the field of arts and
the criticism of its institutional circumscription are historically emblematic as a
characteristic of contemporary art, I consider arts and images in their connection with
life as a constitutive movement of reflection provoked by certain productions. This
movement, as a challenge to art educators, put us to think about the respectful relational
construction with different ways of being and living the body, gender, and sexuality in
our society. Finally, I make some notes from a survey with students at the University of
São Paulo.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 127-143, Jan./Jun. 2020.