Quando há censura em arte contemporânea: reflexões sobre a arte-educação numa perspectiva antidiscriminatória

Siqueira, Juliana Salles de

Abstract:

 
Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a importância da ampliação da conversação acerca das especificidades ético-estéticas de certas obras como possibilidade formativa numa perspectiva antidiscriminatória. Por compreender que o extravasamento do campo das artes e a crítica de sua circunscrição institucional caracterizam-se, historicamente, como próprios à arte contemporânea, tomo o pensar a arte e as imagens no seu enlaçamento com a vida como constituinte da reflexão provocada por determinadas produções. Observando tal característica como desafiadora a arte-educadoras e arte-educadores comprometidas, comprometides e comprometidos com a construção relacional respeitosa com distintos modos do ser e do viver o corpo, o gênero e a sexualidade em nossa sociedade, faço por fim alguns apontamentos a partir de uma pesquisa realizada com estudantes da Universidade de São Paulo.
 
Impulsado por la necesidad de reflexión frente al contexto de polémica pública derivada de la presencia de niños e imágenes de infancias en proposiciones artísticas desarrolladas en Brasil a finales del 2017, este artículo señala la importancia de ampliar la conversación sobre las especificidades ético y estéticas de ciertas obras de arte como una posibilidad formativa en una perspectiva antidiscriminatoria. Entendiendo que el desbordamiento del campo de las artes y la crítica de su circunscripción institucional se caracterizan históricamente como propio al contemporáneo, considero el arte y las imágenes en su conexión con la vida como constituyente de la reflexión provocada por ciertas producciones. Siendo tal característico un desafío para las educadoras, les educadores y los educadores comprometideos con la construcción relacional respetuosa con diferentes formas de ser y vivir el cuerpo, el género y la sexualidad en nuestra sociedad, finalmente tomamos algunas notas de una investigación realizada com estudiantes en la Universidad de São Paulo.
 
Driven by the need to reflect upon the context of public controversy arising from the presence of children and images of childhoods in contemporary artists’ propositions held in Brazil at the end of 2017, this essay points the conversation about ethical-aesthetic specificities of certain works of art such as a formative possibility in an anti-discriminatory perspective. Understanding that the overflow in the field of arts and the criticism of its institutional circumscription are historically emblematic as a characteristic of contemporary art, I consider arts and images in their connection with life as a constitutive movement of reflection provoked by certain productions. This movement, as a challenge to art educators, put us to think about the respectful relational construction with different ways of being and living the body, gender, and sexuality in our society. Finally, I make some notes from a survey with students at the University of São Paulo.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 127-143, Jan./Jun. 2020.

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