dc.contributor.author |
Santos, Hugo |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-17T14:20:32Z |
|
dc.date.available |
2023-04-17T14:20:32Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-16 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, H. Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 259–283, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11402. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11402. Acesso em: 12 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10847 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 259-283, Jan./Jun. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir
temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e
consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito pouco tem sido feito no
sentido de averiguar o que se passa nas escolas, ao nível das práticas concretas e
trabalho docente. Este artigo dedica-se a explorar as abordagens e práticas LGBTQ
inclusivas nas escolas em Portugal, a partir de 14 grupos focais com 75 professores/as
do ensino secundário. Argumenta-se que estas podem ser compreendidas a partir de três
ideias fundamentais: marginalização, o que significa que estes temas tendem a ser
secundarizados e invisibilizados; desorientação, com os/as professores/as a queixaremse de falta de direção, conhecimentos, competências e formação, e assimilacionismo,
com as poucas práticas concretas existentes a enveredarem por lógicas heteronormativas
que comprometem uma inclusão crítica destes temas na educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En todo el mundo occidental, las iniciativas y los esfuerzos para incluir temas
relacionados con el género y la diversidad sexual se multiplican en las políticas
educativas y, en consecuencia, en los programas escolares. Sin embargo, se ha hecho
muy poco para determinar lo que está sucediendo en las escuelas, en términos de
prácticas concretas y trabajo de enseñanza. Este artículo está dedicado a explorar
enfoques y prácticas LGBTQ inclusivas en las escuelas de Portugal, a partir de 14
grupos focales con 75 maestros de secundaria. Se argumenta que se pueden entender a
partir de tres ideas fundamentales: la marginación, lo que significa que estos temas
tienden a ser secundarios e invisibles; desorientación, con los docentes quejándose de la
falta de orientación, conocimiento y habilidades, y asimilacionismo, con las pocas
prácticas concretas existentes que se mueven hacia lógicas heteronormativas que
comprometen una inclusión crítica de estos temas en la educación. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Across the Western world, initiatives and efforts to include themes related to gender and
sexual diversity are multiplying in educational policies and, consequently, in school
curricula. However, very little has been done to ascertain what is happening in schools,
in terms of concrete practices and teaching work. This article is dedicated to exploring
inclusive LGBTQ approaches and practices in schools in Portugal, from 14 focus
groups with 75 secondary school teachers. It is argued that these can be understood
from three fundamental ideas: marginalization, which means that these themes tend to
be secondary and invisible; disorientation, with teachers complaining about a lack of
guidance, knowledge and skills, and assimilationism, with the few existing concrete
practices moving towards heteronormative logics that compromise a critical inclusion of
these themes in education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
LGBTQ |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enfoques y prácticas LGBTQ inclusivas en las escuelas de Portugal: entre marginación, desorientación y assimilacionismo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive LGBTQ approaches and practices in schools in Portugal: between marginalization, disorientation and assimilationism |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i1.11402 |
pt_BR |