Abstract:
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram realizadas oficinas de desenhos, produção de narrativas e
contação de história, por meio do texto literário, a fim de promover a discussão sobre as
relações de alteridade entre o Eu e o Outro. As fontes foram as narrativas e os desenhos das
crianças do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública,
analisados na perspectiva da infância e do pós-estruturalismo. Os resultados evidenciam que
as relações são permeadas de costumes, valores sociais e produzidas na cultura,
oportunizando refletir sobre o que é ser menina e menino, as feminilidades e masculinidades,
além de demonstrarem que essas relações vividas entre as crianças produzem subjetividades.
Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación de maestría
que discute las relaciones de género entre niñas y niños, buscando entender cómo ellos se ven
a sí mismos y a su “Outro”. Para ello, se llevaron a cabo talleres sobre dibujos, producción de
narraciones y narración de historietas, a través del texto literario, para promover la discusión
sobre lãs relaciones de alteridad entre el Yo y el Otro. Las fuentes fueron las narraciones y dibujos de los niños Del segundo año de las Series Iniciales de la Enseñanza Fundamental en
una escuela pública, analizados desde la perspectiva de la infancia y el posestructuralismo.
Los resultados muestran que las relaciones están impregnadas de costumbres, valores sociales
y producidas en la cultura, lo que permite reflexionar sobre lo que significa ser niña y niño,
las feminidades y las masculinidades, además de demostrar que estas relaciones
experimentadas entre los niños producen subjetividades.
This article aims to present the results of a Master’s research that discusses the gender
relations between girls and boys, seeking to understand how they see themselves and their
“other”. For that, workshops on drawings, narratives’ production and storytelling were carried
out, through the literary text, in order to promote the discussion on the relationships of
otherness between the self and the other. The sources were narratives and drawings of the
children from a public school, second year of the Elementary School, analyzed from the
perspective of childhood and post-structuralism. The results show that relationships are
permeated with customs, social values and produced in culture, making it possible to reflect
on what it means to be a girl and a boy, femininities and masculinities, in addition to
demonstrating that these relationships lived among children produce subjectivities.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 371-399, jan./jun. 2020.