dc.contributor.author |
Euzébio, Felipe Aurélio |
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dc.date.accessioned |
2023-04-17T14:43:27Z |
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dc.date.available |
2023-04-17T14:43:27Z |
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dc.date.issued |
2020-08-16 |
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dc.identifier.citation |
EUZÉBIO, F. A. Memórias de uma criança viada, reflexões de um professor gay: um debate sobre masculinidades hegemônicas no espaço escolar. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 473–491, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.9792. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9792. Acesso em: 12 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10851 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 473-491, jan./jun. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo busco, entre tantas coisas, propor uma nova perspectiva sobre as múltiplas
formas em que as masculinidades se apresentam no ambiente escolar. Dando corpo ao
texto e a discussão a partir de uma autoetnografia, dialogo com estudos sobre o
fazer/estar docente na educação brasileira ao passo que resgato memórias e relatos de
experiência de minhas práticas e vivências pela/para a educação nas cidades de Porto
Alegre/RS, Canoas/RS e Pelotas/RS. Assim, com um especial olhar para questões de
diversidade e debates na perspectiva dos estudos de gênero, utilizo de uma metodologia
autoetnográfica para rascunhar os caminhos que percorri até a disciplina de Estágio
Docente II (UFPEL, 2019/01) do curso de Ciências Sociais – Licenciatura, onde dei
meus primeiros passos como professor. Neste exercício, a vulnerabilidade é sobreposta
à escrita para que às reflexões sobre masculinidade hegemônica na escola apareçam
junto a outras performatividades por muitas vezes esquecidas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En este artículo, busco, entre tantas cosas, proponer una nueva perspectiva sobre las
múltiples formas en que las masculinidades se presentan en el entorno scolar. Dando
cuerpo al texto y la discusión basada en una autoetnografía, dialogo con estudios sobre
hacer/ser en la educación brasileña al paso rescato recuerdos e informes de experiencias
de mis prácticas y experiencias a través de/para la educación en las ciudades de Porto
Alegre/RS, Canoas/RS y Pelotas/RS. Entonces, con una mirada especial a los temas de
diversidad y debates en la perspectiva de los estudios de género, utilizo una metodología
autoetnográfica para esbozar los caminos que tomé hasta la disciplina de Estágio
Docente II (UFPEL, 2019/01) del curso de Ciencias Sociales - Licenciatura, donde di
mis primeros pasos como profesor. En este ejercicio, la vulnerabilidad se superpone a la
escritura, de modo que las reflexiones sobre la masculinidad hegemónica en la escuela
aparecen junto con otras performatividades a menudo pasadas por alto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this paper, I seek, among so many things, to propose a new perspective on the
multiple ways in which masculinities present themselves in the school environment.
Giving theoretical body to the text and the discussion based on an autoetnography, I
dialogue with studies on teaching / being a teacher in Brazilian education while rescuing
memories and experience reports of my practices and experiments through / for
education in the cities of Porto Alegre / RS, Canoas / RS and Pelotas / RS. So, with a
special look at issues of diversity and debates from the perspective of gender studies, I
use an autoetnographic methodology to sketch the paths I took until the subject of
Estágio Docente II (UFPEL, 2019/01) of the Social Sciences course - Degree, where I
took my first steps as a teacher. In this exercise, vulnerability is superimposed on
writing so that reflections on hegemonic masculinity at school appear alongside other
performativities that are often overlooked. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Masculinidades |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Autoetnografia |
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dc.subject |
Educación |
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dc.subject |
Autoetnografía |
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dc.subject |
Masculinities |
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dc.subject |
Education |
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dc.subject |
Autoethnography |
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dc.title |
Memórias de uma criança viada, reflexões de um professor gay: um debate sobre masculinidades hegemônicas no espaço escolar |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Recuerdos de un niño viada, reflexiones de un maestro gay: un debate sobre masculinidades hegemónicas en la escuela |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Memories of a viada child, reflections of a gay teacher: a debate on hegemonic masculinities in the school |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i1.9792 |
pt_BR |