Memórias de uma criança viada, reflexões de um professor gay: um debate sobre masculinidades hegemônicas no espaço escolar

Euzébio, Felipe Aurélio

Abstract:

 
Neste artigo busco, entre tantas coisas, propor uma nova perspectiva sobre as múltiplas formas em que as masculinidades se apresentam no ambiente escolar. Dando corpo ao texto e a discussão a partir de uma autoetnografia, dialogo com estudos sobre o fazer/estar docente na educação brasileira ao passo que resgato memórias e relatos de experiência de minhas práticas e vivências pela/para a educação nas cidades de Porto Alegre/RS, Canoas/RS e Pelotas/RS. Assim, com um especial olhar para questões de diversidade e debates na perspectiva dos estudos de gênero, utilizo de uma metodologia autoetnográfica para rascunhar os caminhos que percorri até a disciplina de Estágio Docente II (UFPEL, 2019/01) do curso de Ciências Sociais – Licenciatura, onde dei meus primeiros passos como professor. Neste exercício, a vulnerabilidade é sobreposta à escrita para que às reflexões sobre masculinidade hegemônica na escola apareçam junto a outras performatividades por muitas vezes esquecidas.
 
En este artículo, busco, entre tantas cosas, proponer una nueva perspectiva sobre las múltiples formas en que las masculinidades se presentan en el entorno scolar. Dando cuerpo al texto y la discusión basada en una autoetnografía, dialogo con estudios sobre hacer/ser en la educación brasileña al paso rescato recuerdos e informes de experiencias de mis prácticas y experiencias a través de/para la educación en las ciudades de Porto Alegre/RS, Canoas/RS y Pelotas/RS. Entonces, con una mirada especial a los temas de diversidad y debates en la perspectiva de los estudios de género, utilizo una metodología autoetnográfica para esbozar los caminos que tomé hasta la disciplina de Estágio Docente II (UFPEL, 2019/01) del curso de Ciencias Sociales - Licenciatura, donde di mis primeros pasos como profesor. En este ejercicio, la vulnerabilidad se superpone a la escritura, de modo que las reflexiones sobre la masculinidad hegemónica en la escuela aparecen junto con otras performatividades a menudo pasadas por alto.
 
In this paper, I seek, among so many things, to propose a new perspective on the multiple ways in which masculinities present themselves in the school environment. Giving theoretical body to the text and the discussion based on an autoetnography, I dialogue with studies on teaching / being a teacher in Brazilian education while rescuing memories and experience reports of my practices and experiments through / for education in the cities of Porto Alegre / RS, Canoas / RS and Pelotas / RS. So, with a special look at issues of diversity and debates from the perspective of gender studies, I use an autoetnographic methodology to sketch the paths I took until the subject of Estágio Docente II (UFPEL, 2019/01) of the Social Sciences course - Degree, where I took my first steps as a teacher. In this exercise, vulnerability is superimposed on writing so that reflections on hegemonic masculinity at school appear alongside other performativities that are often overlooked.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 473-491, jan./jun. 2020.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos