Show simple item record

dc.contributor.author Liebgott, Camila Bonin
dc.contributor.author Weiss, Raquel
dc.date.accessioned 2023-04-17T14:55:56Z
dc.date.available 2023-04-17T14:55:56Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation LIEBGOTT, C. B.; WEISS, R. Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 284–310, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11398. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11398. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10852
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 284-310, Jan./Jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões do campo da Sociologia da Moral, bem como ao conceito de lesbofobia que, para Lorenzo (2012) é uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação social das lésbicas. A metodologia envolveu entrevistas com quatro professoras da região metropolitana de Porto Alegre/RS que atuam na Educação Básica. As análises mostraram que, via de regra, a escola é espaço que fomenta a lesbofobia, sendo as professoras lésbicas silenciadas quanto à sexualidade, consideradas desviantes frente a uma moral heteronormativa. Contudo, há pequenas aberturas no espaço da docência, nas relações entre professores, na tematização curricular de alguns aspectos da sexualidade. A própria existência de professoras lésbicas no âmbito de uma instituição moderna e moralizadora como a escola é uma forma potente de contestação. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo analiza cómo, en el espacio escolar, la lesbofobia es promovida o problematizada en las narrativas de maestras lesbianas. Como base teórica, se utilizan discusiones en el campo de la sociología de la moral, así como el concepto de lesbofobia, que, para Lorenzo (2012), es una construcción cultural que funciona como un mecanismo político para la opresión, dominación y subordinación social de las lesbianas. La metodología incluyó entrevistas con cuatro maestras de la región metropolitana de Porto Alegre/RS que trabajan en enseñanza. Los análisis mostraron que, por regla general, la escuela es un espacio que promueve la lesbofobia, con maestras lesbianas silenciadas en cuanto a la sexualidad, considerado como una desviación de la moral heteronormativa. Sin embargo, hay pequeñas aperturas en el espacio de enseñanza, en las relaciones entre docentes, en la tematización de algunos aspectos de la sexualidade. La existencia misma de maestras lesbianas dentro de una institución moderna y moralizante como la escuela es una forma potente de contestación. pt_BR
dc.description.abstract This paper analyses how lesbophobia is fomented or questioned inside schools based on the narratives of four lesbian teachers. The Moral Sociology was used as theoretical foundation, as well as the concept of lesbophobia, which means to Lorenzo (2012) a social construction functioning as a political mechanism of social oppression and social subordination for lesbian women. The methodology employed interviews with four teachers from the metropolitan region of Porto Alegre/RS, who worked in elementary schools. The analysis showed that schools, as a matter of course, foment lesbophobia, and lesbian teachers are silenced regarding sexuality, which is considered deviant related to the heteronormative morality. Nevertheless, there are small advances in the teaching realm, in the teachers’ relations, and in curriculum theming of some aspects of sexuality. The very presence of lesbian teachers in the scope of such a modern, moralizing institution as the school is a powerful questioning force. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Docência lésbica pt_BR
dc.subject Lesbofobia pt_BR
dc.subject Sociologia da Moral pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Maestras lesbianas pt_BR
dc.subject Sociologia de la moral pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Lesbian teaching pt_BR
dc.subject Lesbophobia pt_BR
dc.subject Moral Sociology pt_BR
dc.title Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas pt_BR
dc.title.alternative Marcas de una cultura lesbofóbica en narrativas de maestras lesbianas pt_BR
dc.title.alternative Signs of a lesbophobian culture in the narrative of lesbian teachers pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11398 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record