“Quebrando o gelo”: utilização da caixa de perguntas na educação sexual escolar descrita por uma pesquisa participante

Vizentim, Lucas Aparecido; Milani, Débora Raquel da Costa

Abstract:

 
Abordar Educação Sexual no ambiente escolar pode causar temor e insegurança em professoras e professores, pelos mais diversos motivos. O tema, no entanto, é de inquestionável importância para o pleno desenvolvimento dos indivíduos, inclusive sua abordagem, direta e indireta, faz parte do rol de habilidades a serem desenvolvidas na Educação Básica, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular. A utilização de técnicas eficientes e adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento em que alunas e alunos se encontram é imprescindível para o sucesso na abordagem do tema. Utilizando a pesquisa participante como instrumento metodológico de investigação qualitativa, este trabalho descreve detalhes de uma prática pedagógica e propõe aos profissionais da educação uma alternativa no desenvolimento do tema, a medida que observou-se sua interferência positiva no envolvimento e integração das alunas e alunos com os temas abordados, na apropriação de conceitos e na construção do conhecimento.
 
Abordar la educación sexual en la escuela puede causar miedo e inseguridad en los maestros por diferentes razones. El tema, de indudable importancia para el pleno desarrollo de los individuos, tiene su enfoque, directo e indirecto, en la lista de habilidades que se desarrollarán en Educación Básica, según lo propuesto por la Base Curricular Nacional Común. El uso de técnicas eficientes apropiadas para la edad y el nivel de desarrollo en el que se encuentran los estudiantes es esencial para tener éxito al abordar el tema. Utilizando la investigación participativa como instrumento metodológico para la investigación cualitativa, este trabajo describe detalles de una práctica pedagógica y propone a los profesionales de la educación una alternativa en el desarrollo del tema, como su interferencia positiva en la participación e integración de los estudiantes con Los temas tratados, la apropiación de conceptos y la construcción del conocimiento.
 
Addressing Sex Education at school can cause fear and insecurity in teachers for different reasons. The theme, of unquestionable importance for the full development of individuals, has its approach, direct and indirect, in the list of skills to be developed in Basic Education, as proposed by the National Curricular Common Base. The use of efficient techniques appropriate to the age and the level of development in which students find themselves is essential for success in addressing the theme. Using participatory research as a methodological instrument for qualitative research, this work describes details of a pedagogical practice and proposes to education professionals an alternative in the development of the theme, as it was observed its positive interference in the involvement and integration of students with the topics covered, the appropriation of concepts and the construction of knowledge.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 492-506, Jan./Jun. 2020.

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