Abstract:
Abordar Educação Sexual no ambiente escolar pode causar temor e insegurança em
professoras e professores, pelos mais diversos motivos. O tema, no entanto, é de
inquestionável importância para o pleno desenvolvimento dos indivíduos, inclusive sua
abordagem, direta e indireta, faz parte do rol de habilidades a serem desenvolvidas na
Educação Básica, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular. A utilização de
técnicas eficientes e adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento em que alunas e
alunos se encontram é imprescindível para o sucesso na abordagem do tema. Utilizando
a pesquisa participante como instrumento metodológico de investigação qualitativa, este
trabalho descreve detalhes de uma prática pedagógica e propõe aos profissionais da
educação uma alternativa no desenvolimento do tema, a medida que observou-se sua
interferência positiva no envolvimento e integração das alunas e alunos com os temas
abordados, na apropriação de conceitos e na construção do conhecimento.
Abordar la educación sexual en la escuela puede causar miedo e inseguridad en los
maestros por diferentes razones. El tema, de indudable importancia para el pleno
desarrollo de los individuos, tiene su enfoque, directo e indirecto, en la lista de
habilidades que se desarrollarán en Educación Básica, según lo propuesto por la Base
Curricular Nacional Común. El uso de técnicas eficientes apropiadas para la edad y el
nivel de desarrollo en el que se encuentran los estudiantes es esencial para tener éxito al
abordar el tema. Utilizando la investigación participativa como instrumento
metodológico para la investigación cualitativa, este trabajo describe detalles de una
práctica pedagógica y propone a los profesionales de la educación una alternativa en el
desarrollo del tema, como su interferencia positiva en la participación e integración de
los estudiantes con Los temas tratados, la apropiación de conceptos y la construcción
del conocimiento.
Addressing Sex Education at school can cause fear and insecurity in teachers for
different reasons. The theme, of unquestionable importance for the full development of
individuals, has its approach, direct and indirect, in the list of skills to be developed in
Basic Education, as proposed by the National Curricular Common Base. The use of
efficient techniques appropriate to the age and the level of development in which
students find themselves is essential for success in addressing the theme. Using
participatory research as a methodological instrument for qualitative research, this work
describes details of a pedagogical practice and proposes to education professionals an
alternative in the development of the theme, as it was observed its positive interference
in the involvement and integration of students with the topics covered, the appropriation
of concepts and the construction of knowledge.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 492-506, Jan./Jun. 2020.