Abstract:
O presente texto foi produzido tendo como inspiração o dia a dia de uma professora e
seu fazer pedagógico. O objetivo do mesmo é narrar as angústias e reflexões sobre a
prática escolar de uma professora da Educação Infantil, que recebe um aluno novo com
algumas características, explicitadas pela mãe, como diferentes. Diferentes como!? Isso
vamos descobrir no decorrer da leitura a partir da descrição do cotidiano desta
professora. O texto tem como pano de fundo para esse relato as discussões de gênero na
escola e traz algumas evidencias de como a mesma está sendo vista e trabalhada nas
escolas.
Este texto fue producido tomando inspiración de la vida diaria de un maestro y su
práctica pedagógica. El objetivo es narrar la angustia y las reflexiones sobre la práctica
escolar de un maestro de primera infancia, que recibe a un nuevo alumno con algunas
características, explicadas por la madre, como diferentes. ¿Diferente cómo? Esto lo
descubriremos en el curso de la lectura de la descripción de la vida diaria de este
maestro. El texto tiene como trasfondo para este informe las discusiones de género en la
escuela y aporta evidencia de cómo se ve y se trabaja en las escuelas.
This text was produced taking inspiration from the daily life of a teacher and her
pedagogical practice. The objective is to narrate the anxieties and reflections on the
school practice of a teacher of Early Childhood Education, who receives a new student
with some characteristics, explained by the mother, as different. Different how !? This
we will discover in the course of reading from the description of this teacher's daily life.
The text has as a background for this report the gender discussions in the school and
brings some evidence of how it is being seen and worked in schools.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 545-558, Jan./Jun. 2020.