Abstract:
Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças,
jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil.
No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso no processo de aprendizagem.
No que diz respeito à sexualidade, em especial a aquelas dissidentes da
cisheteronormatividade, há poucos heróis que tratam esse assunto de forma explícita.
Tal abordagem muitas vezes se dá sob a forma de alegorias. É o caso dos X-men que
foram concebidos por Stan Lee como uma alegoria de minorias sociais da vida real.
Esse artigo tem como proposta discutir, a partir do conceito de abjeção, como os
mutantes são uma alegoria da vivência de alunos LGBTQI+ na escola através da série
animada X-men: Evolution. Acreditamos que os X-men possam vir a ser um instrumento
importante para educadores trabalharem a questão da homofobia e transfobia em sala de
aula.
Los superhéroes a lo largo de los años se han consagrado como entretenimiento para
niños, jóvenes y adultos, a menudo con prejuicios contra la cultura inútil. Sin embargo,
algunos educadores han abogado por su uso en el proceso de aprendizaje. Con respecto
a la sexualidad, especialmente aquellos que disienten de la cisheteronormatividad, hay
pocos héroes que aborden este tema explícitamente. Tal enfoque a menudo toma la forma de alegorías. Este es el caso de los X-men que fueron concebidos por Stan Lee
como una alegoría de las minorías sociales de la vida real. Este artículo tiene como
objetivo discutir, basado en el concepto de abyección, cómo los mutantes son una
alegoría de la experiencia de los estudiantes LGBTQI + en la escuela a través de la serie
animada X-men: Evolution. Creemos que los X-men pueden convertirse en una
herramienta importante para que los educadores trabajen en la homofobia y la transfobia
en el aula.
Superheroes over the years have consecrated themselves as entertainment for children,
young people and adults, often being prejudiced against useless culture. However, some
educators have advocated its use in the learning process. With regard to sexuality,
especially those dissenting from cisheteronormativity, there are few heroes who address
this issue explicitly. Such an approach often takes the form of allegories. This is the
case of the X-men that were conceived by Stan Lee as an allegory of real-life social
minorities. This article aims to discuss, based on the concept of abjection, how mutants
are an allegory of the experience of LGBTQI + students at school through the animated
series X-men: Evolution. We believe that X-men can become an important tool for
educators to work on homophobia and transphobia in the classroom.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 577-593, Jan./Jun. 2020.