Show simple item record

dc.contributor.author Favero, Ana Carolina
dc.contributor.author Silva, Larissa Izabelli Link da
dc.contributor.author Carvalho, Joana Tatiele de
dc.contributor.author Emmel, Rúbia
dc.contributor.author Krul, Alexandre José
dc.date.accessioned 2023-04-22T02:07:49Z
dc.date.available 2023-04-22T02:07:49Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation FAVERO, A. C. et al. Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no Ensino Médio. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 507–528, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11345. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10875
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 507-528, jan./jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de gênero dos/as estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos/as estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigación uvo como objetivo comprender las concepciones de los estudiantes sobre machismo y estereotipos de género e identificar cómo relaciona nestos temas. Realizado por medio de una investigación de campo, hubo un cuestionario cerrado reflexivo y un juego didáctico titulado "Tribunal de Opinion", basado en Rojão et al (2011). La intervención revela el valor de estos temas en la enseñanza de la Ciencia / Biología, ya que fue posible analizar dos categorías definidas a priori, que proporcionaron diálogos e identificaciones, biológica y social. Por lo tanto, la importancia de estos temas en el contexto educativo y social es evidente, en la identificación de los estudiantes con los temas y en la expansión del conocimiento relacionado con la enseñanza de la biología, con una mayor presencia de diálogo y reflexiones. pt_BR
dc.description.abstract This investigation aimed to understand the students' conceptions of machismo and gender stereotypes and to identify how they relate these themes. Conducted by means of a field research, there was a reflective closed questionnaire and a didactic game entitled “Tribunal de Opinion”, based on Rojão et al (2011). The intervention reveals the value of these themes in the teaching of Science / Biology, since it was possible to analyze two categories defined a priori, which provided dialogues and identifications, biologically and socially. Therefore, the importance of these themes in the educational as well as social context is evident, in the identification of students with the themes and in the expansion of knowledge related to the teaching of Biology, with a greater presence of dialogue and reflections. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diversidade de gênero pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Estereótipos pt_BR
dc.subject Diversidad de género pt_BR
dc.subject Enseñanza de biología pt_BR
dc.subject Estereotipos pt_BR
dc.subject Gender diversity pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Stereotypes pt_BR
dc.title Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio pt_BR
dc.title.alternative Estereotipos de mecanismo y de género: análisis de una intervención en la disciplina de biología en la escuela secundaria pt_BR
dc.title.alternative Machism and gender stereotypes: analysis of an intervention in the biology discipline in high school pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11345 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record