Abstract:
No percurso escolar, o ser aluno se dá de forma diferente para meninos e meninas. Ser
um bom aluno e se constituir como o menino esperado socialmente, pode ser muito
improvável. Buscou-se analisar a formação de masculinidades no cotidiano de uma
escola pública, Porto Alegre, RS, e seus efeitos na constituição identitária dos meninos.
Considerando o caráter discreto da pedagogia da sexualidade, realizou-se uma pesquisa
qualitativa com estudantes de uma turma de nono ano, objetivando contribuir aos
estudos sobre formação de masculinidades. Os dados obtidos através de observação
participante das relações escolares, e de entrevistas com professoras da turma
observada, foram organizados em uma narrativa empírica, discutida e analisada sob
pressupostos da análise de conteúdo. Teorizam-se algumas violências constituintes do
‘virar homem’ na escola e suas implicações na identidade, comportamento e saúde dos
meninos.
En la trayectoria escolar, el ser alumno se hace diferentemente para niños y niñas. Ser
un buen alumno y constituirse como el niño esperado socialmente, puede ser muy
improbable. Se buscó analizar la formación de masculinidades en el cotidiano de una
escuela pública, Porto Alegre, RS, y sus efectos en la constitución identitaria de los
niños. Considerándose el carácter discreto de la pedagogía de la sexualidad, fue
realizada una investigación cualitativa con estudiantes de una clase del noveno año,
objetivando contribuir a los estudios sobre la formación de masculinidades. Los datos
obtenidos a través de observación participante de las relaciones escolares, y entrevistas
con profesoras de la clase observada, fueron organizados en una narrativa empírica,
discutida y analizada con los suportes del análisis de contenido. Se teorizan algunas
violencias constituyentes del ‘hacerse hombre’ en la escuela y sus implicaciones en la
identidad, comportamiento y salud de los niños.
In the school trajectory, being a student goes differently for boys and girls. It may be
very unlikely.to be a good student and build yourself like the boy you are expected to
be. It sought to analyze the shaping of masculinities in the school routine of a public
school, Porto Alegre/RS, and its effects in the identitary construction of the boys.
Considering the discreet character of the pedagogy of sexuality, it was realized a
qualitative investigation, with students of a ninth grade class, aiming to contribute to
studies about formation of masculinities. The data obtained through participant
observation of school relationships and semi-structured interviews with teachers of the
observed class, were organized in an empirical narrative, discussed and analyzed with
the notions of content analysis. Some of the violence that constitutes ‘becoming a man’
at school is theorized, with implications for their identity, behavior and health.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 311-338, Jan./Jun. 2020.