Formação de masculinidades: análise das relações presentes em uma turma de escola pública

Junqueira, Heloisa; Eye, Carol Corso von

Abstract:

 
No percurso escolar, o ser aluno se dá de forma diferente para meninos e meninas. Ser um bom aluno e se constituir como o menino esperado socialmente, pode ser muito improvável. Buscou-se analisar a formação de masculinidades no cotidiano de uma escola pública, Porto Alegre, RS, e seus efeitos na constituição identitária dos meninos. Considerando o caráter discreto da pedagogia da sexualidade, realizou-se uma pesquisa qualitativa com estudantes de uma turma de nono ano, objetivando contribuir aos estudos sobre formação de masculinidades. Os dados obtidos através de observação participante das relações escolares, e de entrevistas com professoras da turma observada, foram organizados em uma narrativa empírica, discutida e analisada sob pressupostos da análise de conteúdo. Teorizam-se algumas violências constituintes do ‘virar homem’ na escola e suas implicações na identidade, comportamento e saúde dos meninos.
 
En la trayectoria escolar, el ser alumno se hace diferentemente para niños y niñas. Ser un buen alumno y constituirse como el niño esperado socialmente, puede ser muy improbable. Se buscó analizar la formación de masculinidades en el cotidiano de una escuela pública, Porto Alegre, RS, y sus efectos en la constitución identitaria de los niños. Considerándose el carácter discreto de la pedagogía de la sexualidad, fue realizada una investigación cualitativa con estudiantes de una clase del noveno año, objetivando contribuir a los estudios sobre la formación de masculinidades. Los datos obtenidos a través de observación participante de las relaciones escolares, y entrevistas con profesoras de la clase observada, fueron organizados en una narrativa empírica, discutida y analizada con los suportes del análisis de contenido. Se teorizan algunas violencias constituyentes del ‘hacerse hombre’ en la escuela y sus implicaciones en la identidad, comportamiento y salud de los niños.
 
In the school trajectory, being a student goes differently for boys and girls. It may be very unlikely.to be a good student and build yourself like the boy you are expected to be. It sought to analyze the shaping of masculinities in the school routine of a public school, Porto Alegre/RS, and its effects in the identitary construction of the boys. Considering the discreet character of the pedagogy of sexuality, it was realized a qualitative investigation, with students of a ninth grade class, aiming to contribute to studies about formation of masculinities. The data obtained through participant observation of school relationships and semi-structured interviews with teachers of the observed class, were organized in an empirical narrative, discussed and analyzed with the notions of content analysis. Some of the violence that constitutes ‘becoming a man’ at school is theorized, with implications for their identity, behavior and health.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 311-338, Jan./Jun. 2020.

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